Perfil do solo: como os organominerais ajudam a construir solos férteis?

Solo

A construção do perfil do solo é uma grande aliada para promover o aumento da produtividade e lucratividade no campo. Com a adoção de práticas corretas, é possível melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, resultando em melhor desenvolvimento das plantas e maior qualidade dos produtos. 

No entanto, apesar das evoluções tecnológicas e dos avanços das técnicas de manejo, esse processo ainda é um desafio para muitos produtores. Neste artigo, vamos mostrar como os fertilizantes organominerais podem te ajudar nessa missão e garantir lavouras cada vez mais saudáveis e produtivas.

Por que construir o perfil do solo?

Ao falar em construção do perfil do solo, estamos falando em solos com fertilidade construída. Esses solos apresentam equilíbrio adequado entre os atributos físicos, químicos e biológicos, permitindo que as plantas se desenvolvam adequadamente em todos os estágios e expressem seu máximo potencial produtivo.

A fertilidade construída também garante efeitos residuais cumulativos que, por sua vez, agem para elevar os teores de macro e micronutrientes a níveis altos ou muito altos. Ou seja, a construção do perfil do solo é fundamental para proporcionar a nutrição ideal para as plantas. 

Além disso, os solos de fertilidade construída apresentam uma série de outras características que beneficiam o desenvolvimento agrícola. Dentre elas, podemos destacar:

  • altas produtividades das culturas;
  • altos teores de matéria orgânica no solo;
  • descompactação do solo;
  • maior infiltração e retenção de água;
  • maior aprofundamento do sistema radicular.

Organominerais: importantes aliados na construção do perfil do solo

A construção adequada do perfil do solo exige a adoção de técnicas de manejo, tecnologias e insumos que contribuem para tornar os solos mais férteis. Nesse sentido, os organominerais – por se diferenciarem dos fertilizantes tradicionais – oferecem importantes vantagens para melhorar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. 

O grande benefício do organomineral é a presença de matéria orgânica em sua composição que, em conjunto com a fração mineral, é uma excelente alternativa para melhorar o perfil do solo. Saiba como eles podem contribuir!

Maior disponibilidade de nutrientes

A presença de matéria orgânica é um fator de grande importância para a disponibilidade de nutrientes. À medida que a matéria orgânica é decomposta, os nutrientes são convertidos em formas que as plantas podem absorver diretamente. Como fornecem nutrientes em maior quantidade, também é possível aumentar a reserva dos mesmos no solo, contribuindo para a fertilidade construída.

Redução da perda de nutrientes

Os organominerais possuem maior capacidade de fixação de nutrientes, graças à matéria orgânica que atua como condicionante da fração mineral que entra em sua composição, aumentando o poder quelante dos mesmos. Assim, os organominerais retêm os nutrientes com maior eficácia e evitam a perda de nutrientes pelos processos de lixiviação e volatilização.

Melhoria da estrutura e aeração do solo

A matéria orgânica faz com que as partículas do solo se liguem e formem agregados estáveis ​​do solo, o que melhora a estrutura do solo. Com uma melhor estrutura do solo, a infiltração de água através do solo aumenta e melhora a capacidade do solo de absorver e reter a água, bem como reduz o potencial de formação de crostas na superfície do solo.

Controle do pH do solo

A matéria orgânica também permite melhorar a estabilidade e resistência do pH do solo, ou seja, aumenta o “poder tampão”, contribuindo para que o solo mantenha o pH equilibrado. Assim, é possível evitar a possibilidade de alterações bruscas e necessidades de grandes correções para os próximos plantios.

Capacidade de absorção e retenção de água

A disponibilidade de água é um fator crítico para obtenção de altas produtividades, uma vez que a laranja ponkan é muito sensível ao estresse hídrico. A matéria orgânica dos fertilizantes organominerais ajudam a evitar o problema, pois atuam como agente agregante das partículas do solo, formando agregados capazes de aumentar a capacidade de absorção e retenção de água durante todo o desenvolvimento da planta.

Estímulo à atividade de microrganismos benéficos

A matéria orgânica é capaz de aumentar a população de microorganismos benéficos para as plantas e para o solo. Esses microrganismos passam, então, a contribuir com o desenvolvimento da cultura, ajudando em diversos processos essenciais das plantas, como a mineralização da matéria orgânica e fixação biológica de nitrogênio atmosférico.

Aumento da CTC do solo

A matéria orgânica ajuda a aumentar a carga negativa do solo e, consequentemente, melhorar sua capacidade de troca catiônica (CTC). O aumento da CTC é fundamental para melhorar a capacidade produtiva do solo, proporcionando importantes benefícios, como: estabilidade do solo, disponibilização de nutrientes, equilíbrio do pH, retenção hídrica, etc.

Melhor desenvolvimento do sistema radicular

Substâncias produzidas por microrganismos promovem melhor crescimento radicular e raízes mais saudáveis. Com um sistema radicular maior e mais saudável, as plantas são capazes de absorver os nutrientes mais facilmente. Isso resulta em melhor saúde da planta e permite mais movimento de nutrientes móveis para a raiz.

Prevenção da erosão

A maior estabilidade dos agregados geralmente é resultado de solos com mais matéria orgânica, o que pode aumentar as taxas de infiltração de água e resultar em menor potencial de erosão. Além disso, o maior teor de matéria orgânica nos solos ajuda a reduzir a possibilidade de formação de crostas.

Todos esses benefícios contribuem para a construção do perfil do solo, tornando-o mais fértil e favorável ao desenvolvimento agrícola. Além disso, é possível reduzir custos com a aplicação de fertilizantes NPK – por necessitar de menos aplicações – e promover melhorias contínuas no solo que também reduzem custos de manejo e mão de obra nas lavouras seguintes.

Conheça nossos fertilizantes organominerais e prepare-se para alcançar solos mais férteis, saudáveis e produtivos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn