Com a crescente cobrança social aliada à necessidade de adotar práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente, o marketing verde tem se tornado uma importante estratégia no segmento empresarial. Expressões de uso crescente como “ecofriendly”, “produtos amigos do meio ambiente” e tantas outras são provas de que a pegada sustentável já é uma realidade no setor.
Ações ambientalmente corretas e que visam transformar a sociedade têm sido realizadas por grandes companhias de todo o mundo. Mas essas ações não precisam ficar restritas somente às grandes empresas; pequenos e médios negócios também podem – e devem – incorporar o marketing verde em suas rotinas.
Também chamado de marketing ambiental ou ecomarketing, o marketing verde é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atuar de maneira a beneficiar o meio ambiente. Para isso, é preciso que todas as atividades – seja na produção, operacional, distribuição e descarte de materiais – tenham uma relação benéfica a favor do meio ambiente.
Em outras palavras, estamos falando de um marketing com apelo ambiental. A principal ideia é passar a imagem de que sua empresa possui responsabilidade e consciência ecológica. Mas para isso, é preciso que o marketing verde realmente tenha esse propósito e seja pautado em ações reais, e não apenas no “discurso verde”.
Empresas que desejam investir no marketing verde precisam conhecer os impactos que suas atividades causam no meio ambiente e incorporar práticas ambientais para revertê-los. E mais: esse tipo de marketing não deve atuar somente com responsabilidade ambiental, mas econômica, social e cultural.
Para colocar o marketing verde verdadeiramente em prática sua empresa deve ser:
O consumidor atual não baseia a compra de produtos ou contratação de serviços somente com foco nos produtos ou serviços. Para ter uma experiência mais completa, ele busca uma análise mais ampla, priorizando conhecer os valores e princípios praticados pela empresa.
Se sua empresa demonstra ter responsabilidade ambiental, muito provavelmente ela irá atrair consumidores que se identificam com esse valor. Aliás, o marketing verde foi criado justamente a partir da pressão de consumidores para que empresas adotassem atitudes mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.
Essa busca por empresas verdes vem crescendo gradativamente. Segundo um estudo de 2019 da Union + Webster, 87% da população brasileira prefere consumir de empresas sustentáveis, sendo que 70% afirma que poderia pagar um pouco a mais por isso. Nesse cenário, adotar o marketing verde traz vantagens significativas, como:
Para começar a praticar o marketing verde, é necessário reconsiderar todo o processo de produção e distribuição de seus produtos. Para isso, deve-se buscar alternativas que ajudem a reduzir os impactos ambientais e promover a preservação ambiental.
O primeiro passo é incorporar a ideia de marketing verde à cultura organizacional da empresa, envolvendo gestores, diretores e todos os colaboradores. Quando esse novo modo de pensar passa a ser incorporado por todos da empresa, é possível incorporar as novas práticas em suas estratégias de marketing e começar a divulgar essas ações.
Mas afinal, o que pode ser feito? Abaixo, separamos algumas dicas que podem ser utilizadas nas suas estratégias de marketing verde:
Os modos de geração de energia elétrica atuais não conseguem atender a demanda do mercado sem comprometer os recursos naturais. O Brasil já vem passando por crises hídricas que mostram a falta de recursos para a produção de energia.
Para evitar o consumo de energia elétrica, você pode optar por fontes alternativas, especialmente a energia solar e eólica. Existem diversas opções nesse sentido, sendo que os painéis solares são os mais conhecidos. Apesar de exigir um investimento inicial mais elevado, eles podem oferecer maior independência energética e economia a longo prazo.
A água é um recurso muito necessário para empresas dos mais variados segmentos, além de ser amplamente utilizada na produção agrícola. O ideal é buscar alternativas para economizar o uso de água ou ao menos evitar seu desperdício, como realizar a inspeção periódica de vazamentos e instalar descargas com maior economia de água, por exemplo.
Mesmo que não seja possível reduzir o consumo de água nas atividades da sua empresa, vale a pena buscar soluções que promovam o reaproveitamento. Instalar um sistema de captação de água da chuva ou um sistema de reuso pode ser interessante para aproveitar a água para atividades secundárias, como lavagem de áreas, lavagem de frotas, irrigação paisagística, etc.
Muitas empresas embalam seus produtos em embalagens não-biodegradáveis, como papel ou plástico. Para não poluir o meio ambiente com o descarte incorreto, apostar em embalagens ecológicas, biodegradáveis ou feitas com material reciclado é uma alternativa bastante interessante.
Além de reduzir o impacto ambiental, essa estratégia de marketing verde pode ser bastante interessante para atrair consumidores mais conscientes e preocupados com a ação das empresas sobre o meio ambiente.
Os produtos veganos são uma grande tendência do momento e devem se tornar preferência de um número cada vez maior de consumidores. Por isso, inovar a forma de produção e substituir a matéria-prima por insumos 100% naturais pode ser uma excelente opção reduzir o uso de matérias-primas animais, além de destacar seu produto no mercado.
O “cruelty-free” também é uma tendência que segue em alta. Empresas de cosméticos e segmentos similares podem substituir os testes em animais por novos testes. Essa é uma estratégia bastante praticada e que vem ditando novos rumos no setor, se tornando preferência entre muitos consumidores.
A geração de resíduos e o descarte inadequado dos mesmos em lixões ou aterros industriais ainda é uma prática muito comum por parte das empresas. Para evitar a contaminação do solo, água e ar, é preciso encontrar meios de descartá-los de maneira adequada, e mais do que isso, promover o reaproveitamento dos resíduos.
Cada segmento gera um tipo de resíduo, o que significa que cada empresa deve destinar os resíduos a diferentes finalidades e formas de descarte. Empresas alimentícias, por exemplo, podem destinar os resíduos a empresas terceirizadas que realizam a compostagem. Essa prática reduz a quantidade de lixo gerado e permite que os restos alimentares retornem ao meio ambiente na forma de produtos estabilizados, como os organominerais.
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