O agronegócio gera uma grande quantidade de lixo orgânico diariamente. Em muitos casos, esses resíduos são descartados em aterros sanitários ou deixados para se decompor no solo da propriedade. Apesar de parecer inofensivo, o lixo orgânico possui um alto potencial poluidor que pode causar a contaminação de solos, rios e atmosfera.
Com a crescente necessidade de adotar práticas cada vez mais sustentáveis no campo, o reaproveitamento de lixo orgânico é um caminho viável para produtores se adequarem a essa nova realidade. Além disso, é uma maneira de gerar uma fonte extra e contribuir com a economia circular.
Se você ainda não sabe como reaproveitar os resíduos orgânicos da sua fazenda, continue a leitura e descubra as melhores formas de reaproveitamento!
A alimentação direta de resíduos orgânicos aos animais pode resultar em alguns problemas de saúde aos bichos. No entanto, existem diversos resíduos de origem agropecuária que podem ser tratados e virarem matéria-prima para a fabricação de ração para animais.
A reciclagem de resíduos orgânicos por meio de ração animal tem muitas vantagens, como a redução da pressão nos aterros sanitários, a redução da produção de metano de frutas e vegetais e a falta de necessidade de converter resíduos orgânicos em outras formas.
O lixo orgânico tem um alto poder para a geração de energia renovável. Esse processo se dá por meio da digestão anaeróbica, que usa microorganismos para degradar a matéria orgânica nos resíduos de alimentos. Como resultado, é produzido o metano, um gás que pode ser usado para gerar eletricidade, combustível para transporte e calor.
O biogás – que tem o metano como principal componente – é uma fonte renovável e sustentável de energia desenvolvida a partir de matéria orgânica, como resíduos de vegetais e frutas, sucata de madeira e restos de plantas.
Os pellets de madeira são biocombustíveis sólidos fabricados a partir de biomassa vegetal, ou seja, um tipo de lixo orgânico que engloba carvão, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros. Os pellets podem ser utilizados como carvão para churrasqueiras e como material combustível para alimentar caldeiras em fábricas.
Como a umidade do material final é extremamente reduzida, os pellets possuem um elevado potencial de combustão, apresentando uma grande capacidade de queima, além de ser considerado uma fonte de energia renovável e limpa.
A renderização é o processo de conversão de resíduos de tecidos animais em formas estáveis e utilizáveis, como proteína alimentar. Durante o processo de renderização, tecidos gordurosos, ossos e carcaças de animais são expostos a uma alta temperatura de cerca de 130°C e então pressurizados para destruir patógenos.
Os produtos resultantes podem ser aplicados em diferentes formas. Por exemplo, as partículas sólidas são utilizadas em produtos de ração, já a gordura é adicionada às operações de fabricação de sabão.
A compostagem orgânica, ou simplesmente compostagem, pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de conduzir os processos naturais de decomposição da matéria orgânica para a obtenção do composto ou adubo orgânico. Ou seja, é o processo que transforma resíduos em adubo orgânico.
Trata-se de uma opção ambientalmente legal de destinação de resíduos, contribuindo para a qualidade do meio ambiente e elevando os indicadores de sustentabilidade das empresas. Vale lembrar que somente resíduos orgânicos da classe II-A podem ser compostados. Nesses casos, são resíduos animais e vegetais, como cama de frango, restos de madeira, esterco bovino, etc.
A Terra de Cultivo Soluções Ambientais é uma empresa que realiza tratamento de resíduos classe II-A (material não-inerte/não orgânico) por meio da compostagem. A empresa atua com um corpo técnico especializado, possui estrutura de alta tecnologia e segue as legislações específicas para cada setor de atuação.
Ao se tornar um parceiro, você pode terceirizar todas as etapas necessárias para a realização da compostagem, desde a coleta de resíduos até a transformação no produto estabilizado. Assim, é possível extinguir qualquer corresponsabilidade e aumentar a proteção de marca.
Fale com um especialista e seja um de nossos parceiros!