A biodiversidade pode ser definida como a diversidade biológica em um ambiente, conforme indicado pelo número de diferentes espécies. Ela representa a variedade de vida existente na natureza, sendo o elo inicial para fornecer tudo o que precisamos para viver. Mas o que o seu negócio tem a ver com a preservação da biodiversidade?
Em um cenário onde os mais variados setores – agronegócio, indústria, empresas, etc – consomem matéria-prima e geram impactos diretos e indiretos sobre a biodiversidade, despertar a consciência para a sua preservação é um dever de todos.
A biodiversidade é importante por muitas razões e geralmente pode ser dividida em duas categorias: a importância para os ecossistemas e para nós. A biodiversidade é o que permite que os ecossistemas funcionem e floresçam.
Ao longo de milhões de anos, muitas espécies diferentes de plantas e animais passaram a viver nos mesmos habitats. Com o tempo, eles se equilibram e mantêm o ecossistema unido. Quando uma espécie é removida a biodiversidade é reduzida e o ecossistema pode perder seu equilíbrio.
Ter uma grande biodiversidade protege contra uma situação como essa e torna os ecossistemas mais resilientes às mudanças. Em suma, a biodiversidade mantém o equilíbrio de um ecossistema para mantê-lo funcionando e se auto regulando.
Para nós, a biodiversidade fornece recursos indispensáveis para a produção de alimentos, energia, medicamentos e diversos outros itens essenciais. Na agricultura, por exemplo, ter uma maior biodiversidade de culturas reduz o risco de que todas morram do mesmo evento climático ou doença. Isso aumenta o rendimento geral e garante maior segurança ao agricultor.
Negócios dos mais variados portes e segmentos podem adotar práticas que contribuem com a preservação da biodiversidade. Além de beneficiar o meio ambiente, ser uma empresa com atuação ambientalmente responsável também contribui para melhorar a reputação no mercado, conquistar mais clientes e aumentar a competitividade.
Veja o que você pode fazer para contribuir com a preservação da biodiversidade!
Depois que uma área é danificada por impactos humanos, podemos tentar devolvê-la ao seu estado natural. Isso significa trazer de volta as plantas e, indiretamente, os animais e todo o ecossistema que vivia naquele local. Pode parecer uma prática simples, mas o reflorestamento tem se mostrado uma forma promissora de devolver a biodiversidade de uma região.
As abelhas são essenciais para a preservação da biodiversidade e assumem grande importância na manutenção da vida no planeta. Em propriedades rurais ou em espaços apropriados criados por empresas e indústrias, é possível construir caixas de abelhas para que elas possam se reproduzir. No campo, é importante estar atento aos produtos que você usa, pois os pesticidas comuns podem ser prejudiciais ou mortais para as abelhas.
Muitas empresas ainda utilizam o plástico como embalagem para seus produtos. No entanto, essa é uma prática prejudicial à biodiversidade por se tratar de um material altamente poluente.
Segundo a ONU, “80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes”. Uma alternativa é substituir o plástico por embalagens recicláveis e biodegradáveis, visando reduzir a poluição e a necessidade de extração de matéria-prima.
Muitas empresas, indústrias e até mesmo o setor agropecuário utilizam combustíveis fósseis em suas atividades. Esses combustíveis são responsáveis por emitir dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases que causam o agravamento do efeito estufa.
Para amenizar o problema, é possível gerar créditos de carbono, ou seja, a compensação de uma tonelada de CO2 que representa uma Redução Certificada de Emissões, contribuindo para reduzir os efeitos prejudiciais sobre a preservação da biodiversidade.
O descarte inadequado de resíduos é um grande problema para a preservação da biodiversidade, uma vez que pode causar a contaminação do solo, água e ar, afetando todo o ecossistema que depende desses recursos naturais.
A compostagem é uma alternativa ambientalmente legal para o tratamento de resíduos, evitando impactos ao meio ambiente causados por esses materiais e transformando-os em novos produtos estabilizados e prontos para serem usados novamente, como os fertilizantes orgânicos e organominerais.
Quer saber como seu negócio pode contribuir com a preservação ambiental? Entre em contato conosco e conte com uma empresa parceira do meio ambiente para te ajudar nessa missão!