Não é de hoje que a sustentabilidade tem ganhado espaço e uma importância cada vez maior em todos os setores da sociedade. Para acompanhar essa nova realidade, apostar em tecnologias verdes pode ser o passo inicial para que indústrias, empresas, agronegócio e demais atividades econômicas possam contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Os constantes avanços da tecnologia aliados à necessidade de adotar práticas sustentáveis têm criado novas soluções para reduzir os impactos ambientais que o processo produtivo causa ao meio ambiente. A tecnologia verde surge como uma resposta ao modelo tradicional de produção, que pouco agrega ao meio ambiente, propondo inovações para superar desafios ambientais.
A tecnologia verde pode ser definida como um conceito que visa atingir o processo produtivo sustentável. Isto é, busca conduzir o ciclo de vida de um produto de forma responsável e buscando o menor impacto possível ao meio ambiente.
Todas as etapas de produção – da extração de matérias-primas, passando pela fabricação, distribuição, uso até o descarte – as tecnologias verdes ajudam a garantir um ciclo de produção menos prejudicial, com a utilização de recursos naturais de forma consciente e sustentável.
Dessa forma, gera-se uma cadeia de processos que, em geral, gasta menos energia e não gera tantos resíduos. Preocupar-se com essa nova forma de produzir, utilizar e consumir é um compromisso que deve fazer parte da rotina de todos os setores, sobretudo daqueles que utilizam recursos naturais em suas atividades.
Com a adoção da tecnologia verde, é possível garantir importantes benefícios para as organizações e para o meio ambiente. Dentre eles, podemos destacar:
Com a sustentabilidade cada vez mais em evidência, já existem diversos tipos de tecnologia verde que você pode adotar para deixar suas atividades mais sustentáveis. Conheça as mais comuns:
A luz solar é um recurso natural inesgotável. Partindo desse princípio, é válido apostar em painéis e placas solares para converter a luz do solo em energia elétrica. Dentre os principais benefícios do uso dessa tecnologia estão a substituição de combustíveis fósseis e a redução na conta de energia elétrica fornecida por concessionárias.
Os insumos utilizados pela agroindústria podem causar graves impactos ambientais e efeitos adversos para a saúde humana e de outros animais. Dessa forma, os bioinseticidas, por exemplo, se mostram como uma alternativa ambientalmente correta para reduzir os efeitos adversos dos defensivos agrícolas convencionais. Apesar de ainda ser considerado uma novidade, a produção de bioinseticidas tem avançado, graças à instituições como a Embrapa, que têm desenvolvido soluções promissoras, como o item a base de Bacillus thuringiensis, que combate 5 tipos de insetos.
A obtenção de energia por meio do carvão mineral pode se tornar mais sustentável com o processo de extração do gás carbônico presente no mineral. Por meio da gaseificação, o carvão é elevado a altas temperaturas para girar turbinas a vapor e criar energia elétrica. Em seguida, o gás carbônico é enviado e injetado no solo, onde o carbono estava originalmente.
As fazendas verticais são um excelente exemplo de tecnologia verde para adotar no agronegócio. Trata-se de um conjunto espacial destinado para a produção de alimentos e em camadas verticais. O cultivo verticalizado é realizado com a ajuda de tecnologias inovadoras que objetivam focar no desenvolvimento sustentável. Elas promovem o crescimento da plantação sem uso de agrotóxicos, com maior economia de água e melhor aproveitamento do terreno cuidando do solo fértil. Por exemplo, fazendas verticais de até 100 hectares podem utilizar luzes de LED que simulam a luz solar.
A grande quantidade de resíduos descartados de maneira inadequada é um grande desafio para alcançar uma produção mais sustentável. Para superar o problema, apostar em sistemas automatizados de rastreamento de resíduos alimentares e tecnologias de escaneamento óptico automatizado para separar o plástico de outros materiais podem ser boas alternativas. Os sistemas de gestão de resíduos são especialmente importantes, já que facilitam todo o gerenciamento, permitindo localizar e identificar cada resíduo gerado.
Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!