Os impactos ambientais no Brasil são observados desde o início da extração de pau-brasil pelos portugueses há séculos atrás. Com a intensificação da industrialização, da urbanização e do agronegócio, os impactos ambientais começaram a se agravar entre as décadas de 1930 e 1970. No cenário atual, os danos ao meio ambiente são considerados graves e é necessário reverter o quadro para não prejudicar o desenvolvimento das próximas gerações.
A proteção ambiental é expressa no artigo 225 da Constituição Federal, que reconhece o direito a um ambiente sadio como parte dos direitos da vida humana. Contudo, ainda há poucas leis realmente eficazes sobre preservação ambiental, mas não é somente o Poder Público que deve atuar a favor da redução dos impactos ambientais. A responsabilidade ambiental é um dever de todos nós!
Neste artigo, vamos explicar melhor os principais impactos ambientais provenientes, sobretudo, da má gestão de resíduos sólidos – prática que é um dos grandes desafios para a preservação ambiental – e apresentar medidas eficazes para reduzi-los. Acompanhe!
A Resolução CONAMA nº 001 define impacto ambiental como:
“qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III – a biota; IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V – a qualidade dos recursos ambientais.”
Partindo desse princípio, podemos citar alguns impactos ambientais bastante comuns que são resultado de atividades econômicas que não não atuam de maneira ambientalmente responsável. Confira os principais impactos:
A contaminação hídrica ocorre pela presença de qualquer agente que provoque alterações nas propriedades físico-químicas de uma determinada localidade de água. A água contaminada pode causar malefícios à saúde humana, comprometer o ecossistema da região, reduzir a quantidade de recurso hídrico disponível, dentre outros danos.
Em grande parte dos casos, a contaminação acontece devido a quatro causas principais:
• produtos químicos e outros resíduos industriais;
• fertilizantes minerais e defensivos agrícolas;
• chorume resultante da decomposição de resíduos;
• esgoto doméstico.
A contaminação do solo é caracterizada por qualquer alteração em sua composição decorrente do contato com produtos químicos. Os insumos utilizados na agricultura de maneira inadequada são os grandes responsáveis pela contaminação e degradação do solo. Isso aumenta as chances de tornar o solo inútil e infértil, além de representar riscos à saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas.
A redução da qualidade do ar também é um dos principais impactos ambientais no Brasil e no mundo. A contaminação ocorre, sobretudo, pela emissão de gases poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis, mas elementos tóxicos provenientes de resíduos agrícolas e industriais também podem trazer danos à qualidade do ar.
O despertar para a consciência ambiental é um dos grandes desafios que encontramos no Brasil. Infelizmente, a preocupação com a preservação dos recursos naturais não recebe a devida a atenção que merecia, tanto por órgãos públicos, que poderiam incentivar políticas públicas, quanto de empresas privadas, que poderiam adotar ações sustentáveis em suas práticas diárias.
Contudo, existem algumas práticas que podem contribuir para reduzir impactos ambientais no Brasil. Colocá-las em prática ajuda as empresas a atuarem de forma mais responsável e sustentável, o que vem se mostrando como uma necessidade cada vez mais crescente. Saiba o que você pode fazer:
• reflorestamento de áreas devastadas;
• incentivo à despoluição de corpos hídricos;
• gestão eficiente de resíduos;
• reciclagem;
• uso racional de energia;
• reaproveitamento de água;
• uso de produtos biodegradáveis e sustentáveis;
dentre outros.
O descarte incorreto de resíduos é um dos principais gargalos que impedem a preservação ambiental. Por mais que as atividades econômicas, como a indústria e o agronegócio, busquem reduzir a quantidade de resíduos, eles ainda serão gerados mesmo que em uma proporção menor.
O que esses setores podem fazer é buscar alternativas sustentáveis para que os resíduos decorrentes de suas atividades não contribuam para causar impactos ambientais no Brasil. Diante dessa possibilidade, a compostagem surge como uma alternativa simples e extremamente benéfica para o meio ambiente.
A compostagem é um processo em que resíduos de origem animal, vegetal e de processos industriais Classe IIA recebem tratamento adequado e são transformados em produtos estabilizados – como fertilizantes orgânicos e organominerais – pronto para retornar ao meio ambiente.
Considerada uma solução sustentável e segura, a compostagem evita que resíduos sejam descartados em locais inapropriados, tornando-os inutilizáveis e aumentando os riscos de contaminação do solo, água e ar. Essa é uma medida simples, mas muito eficaz em se tratando de gestão de resíduos para reduzir os impactos ambientais no Brasil.
Todo o processo de compostagem pode ser realizado por uma empresa terceirizada, garantindo maior eficácia no tratamento de resíduos e na fabricação de produtos sustentáveis.
Quer reduzir os impactos ambientais que sua atividade econômica gera ao meio ambiente? Entre em contato conosco e saiba como você pode se tornar um parceiro da Cultivar. Somos uma empresa com certificado ISO 14001 e IBD, comprovando nosso compromisso e responsabilidade com a responsabilidade ambiental.