A poluição do solo é um dos principais problemas de ordem ambiental em nosso país. A indústria e o agronegócio são os grandes responsáveis por contribuir e acentuar este grave problema ao meio ambiente, mas como evitar a poluição do solo causada por esses setores?
Diante da necessidade de adotar práticas sustentáveis e abandonar métodos que causam poluição ambiental, o agronegócio e a indústria devem buscar alternativas eficientes que promovam a preservação do solo. Afinal, é preciso mantê-lo saudável para produzir alimentos em uma escala cada vez maior e permitir o desenvolvimento das gerações futuras.
Neste artigo, você vai conhecer algumas ações para evitar a poluição do solo e contribuir com a promoção da sustentabilidade.
Por longas décadas, o agronegócio utiliza-se de uma grande quantidade de insumos para corrigir a fertilidade do solo e garantir o correto desenvolvimento da lavoura. Por outro lado, a indústria gera uma grande quantidade de resíduos que, muitas vezes, são descartados de maneira incorreta.
Partindo deste princípio, é fácil entender como a poluição se dá nesses setores, mas vamos entender melhor como isso acontece. Os produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas utilizados na agricultura penetram e depositam-se no solo, prejudicando as formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às interações ecológicas naquele ecossistema.
Somado a essa perda da atividade biológica, outras consequências causadas ao solo pela agricultura são a redução da fertilidade, aumento do risco de erosão, aumento da toxicidade e a perda de nutrientes.
O descarte incorreto de lixo industrial também traz sérios prejuízos à saúde do solo. Quando degradados, os resíduos sólidos resultam na produção de chorume, que é um líquido altamente tóxico. O chorume pode se infiltrar no solo e contaminar lençóis freáticos, comprometendo todo o ciclo de vida que aquela água pode gerar.
A incineração dos resíduos em aterros também têm efeito poluidor, já que emite fumaça e pode liberar gases ou substâncias tóxicas capazes de contaminar o ar, a água e também o solo.
Além disso, a poluição do solo provocada pelas atividades do agronegócio e do setor industrial podem provocar inviabilização da sobrevivência de plantas e animais, alterações em ciclos biogeoquímicos e doenças.
Ao pensar em como evitar a poluição do solo, é preciso que haja uma mudança na forma como o setor industrial e o agronegócio enxergam o meio ambiente e o impacto de suas atividades sobre ele. Os resíduos, por exemplo, ainda são vistos simplesmente como lixo, quando na verdade poderiam ser reaproveitados de maneira a reduzir os impactos ambientais e preservar os recursos naturais.
Para evitar a poluição do solo, existem algumas práticas que podem ser implementadas gradativamente na rotina dos dois setores. O ideal é sempre observar quais são os principais impactos gerados e o que você pode fazer para reduzi-los ou combatê-los. Dentre as principais alternativas para colocar essa missão em prática, destacam-se:
• Reflorestamento;
• Fiscalização de atividades poluidoras;
• Controle no uso de fertilizantes e agrotóxicos;
• Uso de produtos biodegradáveis;
• Coleta seletiva e descarte correto de resíduos.
Como o descarte incorreto de resíduos é um dos grandes causadores da poluição do solo, buscar alternativas para que os resíduos recebam o tratamento adequado é uma das formas mais simples e eficientes para reduzir a poluição e a contaminação do solo.
Uma das melhores formas de descartar corretamente e promover o uso inteligente dos resíduos provenientes do agronegócio e da indústria é a compostagem. A técnica consiste no tratamento e reaproveitamento dos resíduos, com tecnologia e equipamentos adequados, para transformá-los em produtos estabilizados – como fertilizantes orgânicos e organominerais – prontos para retornar ao meio ambiente sem causar nenhum tipo de impacto ao solo.
A Cultivar conta com ampla área para recebimento e processamento dos materiais recebidos. Com estrutura apropriada para não haver contaminações, monitoramento constante e equipamento de última tecnologia, a empresa busca oferecer segurança e comodidade aos seus parceiros.
Nosso trabalho está integrado e alinhado às normas ambientais, licenças de operação e procedimentos que garantam um produto final de alta qualidade, trazendo um grande diferencial no ramo de atividade desenvolvido. Para garantir nosso compromisso com o meio ambiente, possuímos o certificado ISO 14001 e o certificado IBD.
Entre em contato conosco e saiba como você pode se tornar um parceiro!