As atividades econômicas dos mais diversos setores – como indústria, empresas e agronegócio – acabam por impactar o meio ambiente de maneira direta ou indireta. Como consequência, ocorre uma série de problemas que colocam em cheque a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
No cenário atual, o desenvolvimento sustentável deve ser uma das metas mais importantes de qualquer atividade econômica. O meio ambiente precisa da ação conjunta de todos nós para garantir a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações. E isso só será possível com o despertar da responsabilidade ambiental em setores que mais afetam o meio ambiente.
Para que sua atividade possa contribuir com a conservação ambiental, elencamos 5 alternativas simples que podem ser implementadas na rotina do seu negócio. Acompanhe!
A responsabilidade ambiental pode ser definida como um conjunto de atividades que visam promover o desenvolvimento sustentável do planeta e a preservação do meio ambiente. Como os setores industrial, empresarial e do agronegócio são os grandes responsáveis pelos impactos ambientais, é preciso assumir a liderança no que diz respeito a fornecer soluções para problemas ambientais causados por eles mesmos.
Ao adotar uma posição ambientalmente correta, seu negócio passa a contribuir com a proteção e preservação dos recursos naturais, reduzindo problemas ambientais graves, como poluição, contaminação do solo, água e ar, extração exagerada de recursos naturais, dentre outros.
Ser uma empresa responsável ambientalmente não é mais uma opção, mas uma necessidade perante às mudanças no mercado e no modo de consumo. Segundo o Instituto Akatu, 64% dos consumidores do mundo vão atentar somente para empresas que realmente se importam com a sociedade e com o meio ambiente; no Brasil, o número chega a 82%.
A contribuição com a conservação ambiental pode ser alcançada com diversas práticas simples que podem ser facilmente implementadas na rotina das atividades dos diferentes setores. Confira 5 alternativas eficientes que você pode adotar no seu negócio!
O consumo de água pelos mais diversos setores – sobretudo na indústria e no agronegócio – vem se intensificando gradativamente, fazendo com que este recurso fique cada vez menos disponível. Por se tratar de um recurso não renovável, o reaproveitamento da água é um importante aliado para preservá-la e reduzir sua retirada do meio ambiente.
Para isso, é válido utilizar águas residuais ou água captada da chuva para atender a diferentes necessidades, como irrigação, lavagens ou outros usos não potáveis. Além disso, é importante investir em aparelhos que diminuam o consumo de água e evitem qualquer tipo de desperdício.
A geração de energia depende da utilização de água e combustíveis fósseis. Como são recursos não renováveis, é preciso buscar alternativas para evitar seu consumo, como utilizar equipamentos com selo de economia de energia, substituir lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, dentre outras ações.
Melhor ainda é investir em fontes de energia limpa, como a energia solar, eólica e geotérmica. Além de garantir maior preservação dos recursos naturais, ainda é possível reduzir custos e aumentar a economia.
De nada adianta você adotar práticas sustentáveis se seus fornecedores continuam poluindo e causando degradação ambiental. Para que você possa realmente atuar a favor da conservação do meio ambiente, é importante que toda a cadeia de suprimentos também atue desta forma.
Desde a compra de insumos até a distribuição final do produto, tente mapear parceiros e fornecedores que já estejam conscientes sobre a responsabilidade ambiental de suas atividades. Assim, é possível contribuir com a conservação ambiental em todos os processos relacionados às atividades da sua empresa.
O descarte incorreto de lixo é um dos grandes obstáculos para a conservação ambiental. Materiais como plástico, papel, metal e vidro demoram dezenas, centenas ou até milhares de anos para se decompor na natureza. Isso causa graves impactos ambientais, principalmente relacionados à contaminação do solo, além de evitar que eles sejam reaproveitados.
Portanto, implemente a coleta seletiva em sua indústria ou empresa e promova a conscientização em todos os colaboradores sobre a importância dessa prática. Ao fazer isso, você evita o descarte incorreto dos materiais e permite que eles sejam reaproveitados de diferentes formas.
Além de investir na coleta seletiva, é igualmente importante garantir a destinação correta dos demais resíduos – como resíduos de origem animal, vegetal ou resíduos industriais enquadrados na classe II A. O descarte inadequado ainda é muito comum e causa diversos impactos ambientais, além de haver riscos para o próprio ser humano.
O tratamento adequado dos resíduos – por meio da compostagem, por exemplo – permite que eles sejam utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, como os fertilizantes organominerais. Assim, sua empresa contribui para a redução da extração de matéria-prima, da poluição e dos riscos de contaminação ambiental e ao mesmo tempo promove o reaproveitamento de materiais, atuando a favor da conservação ambiental.
Quer acompanhar todas as dicas e conteúdos da Cultivar? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas atualizações.