A superexploração dos recursos naturais pela agroindústria é um problema ambiental de ordem global que afeta, significativamente, a preservação do meio ambiente para as próximas gerações. O impacto ambiental causado pelo agronegócio também é prejudicial para as próprias atividades do setor, já que problemas como a compactação do solo e falta de água afetam a produtividade agrícola.
Buscar alternativas para promover uma agricultura mais sustentável – e ao mesmo tempo economicamente viável – deve ser um objetivo de todos os produtores da agroindústria. Aliando práticas sustentáveis e eficientes, é possível manter ou até mesmo maximizar a produção, melhorando a qualidade das lavouras e contribuindo com a preservação ambiental.
Neste artigo, você irá conferir 5 dicas para reduzir os impactos ambientais da agroindústria e promover a preservação dos recursos naturais. Acompanhe!
A água é um recurso que tem se tornado cada vez mais limitado. No Brasil, como o agronegócio é responsável pelo consumo de cerca de 70% da água tratada, é preciso buscar alternativas para uma gestão mais eficiente da irrigação agrícola. Algumas práticas podem promover o uso da água de maneira mais responsável sem comprometer a produtividade, como:
A agroindústria utiliza combustíveis fósseis para realizar diversas atividades relacionadas ao setor. Nesse sentido, maximizar a eficiência energética e abandonar os combustíveis fósseis são passos importantes para que os produtores possam reduzir os impactos ambientais, principalmente a emissão de gases poluentes e prejudiciais ao efeito estufa.
Isso pode incluir a produção de energia renovável nas fazendas, como painéis solares e turbinas eólicas, minimizando o uso de fertilizantes e pesticidas químicos e reduzindo a dependência de insumos de combustíveis fósseis para a agricultura, armazenamento e transporte de safras.
A degradação do solo pelo excesso de plantações acabam reduzindo a quantidade de nutrientes disponíveis e provocando a redução da fertilidade do solo. Além de comprometer a produtividade agrícola, ainda há risco de haver erosão, compactação e outros problemas que reduzem sua capacidade produtiva.
Plantadas para proteger o solo que de outra forma ficaria exposto, as culturas de cobertura reduzem as ervas daninhas, aumentam a fertilidade do solo e a matéria orgânica e ajudam a prevenir a erosão e compactação. Uma pesquisa de 2012 com 750 agricultores conduzida pela North Central Sustainable Agriculture Research and Education descobriu que as áreas plantadas com safras de cobertura eram 11 a 14% mais produtivas do que as áreas convencionais durante os anos de seca.
Os fertilizantes químicos utilizados em larga escala na agroindústria também podem causar graves impactos ambientais. Apesar de a prática ser considerada uma resposta imediata para a correção de problemas de fertilidade, a longo prazo os fertilizantes podem impactar a qualidade do solo, água, ar e até mesmo a saúde humana.
Uma alternativa eficiente seria investir em fertilizantes organominerais, insumos produzidos a partir da compostagem da matéria orgânica e acrescidos com uma fração de nutrientes minerais. Esses fertilizantes promovem melhorias significativas nas características físicas, químicas e biológicas do solo sem causar nenhum dano ambiental, além de proporcionarem benefícios como:
Por mais que pareçam inofensivos, os resíduos animais e vegetais da agroindústria podem acabar ocasionando problemas ao meio ambiente. A contaminação do solo, poluição da água ou transmissão de doenças são alguns dos impactos que o descarte incorreto de resíduos pode ocasionar ao equilíbrio ambiental.
Para evitar que isso aconteça, é preciso encontrar alternativas eficazes para o descarte correto dos resíduos, como a compostagem. Nessa técnica, os resíduos – como restos de lavoura, esterco, folhas, cama de aviário, etc – passam por um tratamento adequado e voltam como fertilizantes orgânicos ou organominerais prontos e estabilizados para serem utilizados na adubação das áreas agrícolas.
Além de oferecer o destino adequado ao descarte de resíduos, os organominerais provenientes da compostagem ainda reduzem a necessidade de aplicação de adubos minerais e extração de matéria-prima para sua elaboração.
Quer realizar o descarte correto de resíduos e contribuir para uma agricultura mais sustentável? A Cultivar conta com corpo técnico especializado e equipamentos de alta qualidade para o processo de compostagem. Saiba mais sobre nós e seja nosso parceiro!