A sustentabilidade é uma prática cada vez mais necessária para a preservação de recursos naturais e para o desenvolvimento das próximas gerações. Para alcançar esses objetivos, a produção sustentável é um importante caminho que deve ser adotado por empresas e setores que geram grande impacto no meio ambiente, como o setor do agronegócio.
A “produção sustentável” pode ser entendida como sendo a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar impactos ambientais e sociais.
A grande proposta é continuar atendendo às demandas atuais sem deixar de lado a preocupação com o planeta. Com essa abordagem, é possível reduzir impactos ambientais e minimizar riscos à saúde humana, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a degradação ambiental, o desperdício e a poluição, além de gerar efeitos econômicos e sociais positivos.
A produção sustentável considera todo o ciclo de vida dos produtos, conhecido como “do berço ao berço”, ou seja, é uma forma de prolongar a vida útil dos produtos e matérias-primas, reinserindo-os em novas cadeias produtivas.
Com o foco na minimização dos impactos ambientais, a produção sustentável propõe que a matéria prima considerada essencial para o desenvolvimento de produtos seja usada de maneira racional.
O resultado final é proporcionar em todo processo produtivo recursos que permitam garantir ao consumidor um produto sustentável, de modo que seu descarte possa ser ecologicamente correto, quando o mesmo chegar ao fim de sua vida útil.
Sendo assim, os principais objetivos da produção sustentável são:
É mais do que evidente a importância da participação das organizações e do agronegócio em ações que visem a preservação ambiental, já que são totalmente dependentes de recursos naturais para produzir e movimentar a economia.
Historicamente, a produção foi baseada na utilização irracional dos recursos naturais, sem preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento das próximas gerações. Nas condições atuais, manter esse cenário é insustentável.
Reverter esse quadro é uma tarefa considerada bastante difícil e desafiadora,mas medidas simples podem contribuir para amenizar esses problemas e evitar possíveis agravamentos no futuro.
Por outro lado, isso exige um envolvimento maior por parte das empresas, que devem assumir um papel cada vez mais ativo e mudar seu modo de produzir, consumir recursos naturais e descartar resíduos.
Existem diversas alternativas para contribuir com uma produção mais sustentável e qualquer que seja a medida tomada, da mais simples a mais complexa, será muito útil para trazer benefícios à população e ao planeta. Confira algumas práticas essenciais:
Até pouco tempo, os 3 R’s da Sustentabilidade eram “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Porém, o conceito foi ampliado e deu origem a mais um R, o “Recuperar”. Todos eles visam o consumo e a utilização dos recursos naturais de maneira consciente, para minimizar impactos ambientais e produzir menos dejetos, de modo a utilizar os recursos disponíveis combinados com práticas alternativas em benefício comum a todos.
Por ser mais novo, o conceito de “Recuperar”, no entanto, merece um destaque especial. Como o próprio nome diz, ele tem por objetivo recuperar o que seria descartado no meio ambiente, muitas vezes, de maneira inadequada, o que representa ainda mais riscos à preservação ambiental.
Nesse sentido, existem algumas alternativas para a recuperação de resíduos. A compostagem, por exemplo, é um processo que transforma resíduos da classe II-A, provenientes do agronegócio e da indústria alimentícia, em fertilizantes orgânicos prontos para retornar ao meio ambiente.
Essa prática ajuda a evitar que resíduos desses setores causem contaminação da água, solo e ar, além de reduzir a necessidade de extração de recursos naturais e diminuir o uso de fertilizantes químicos.
Há mais de 10 anos, a Cultivar atua no ramo de tratamento de resíduos por meio da compostagem. Contamos com estrutura de alta tecnologia e adotamos metodologias no sistema de tratamento que possibilitam a transformação de resíduos em insumos de alto valor agronômico.
Tem interesse em destinar seus resíduos adequadamente e contribuir com a produção sustentável? Fale conosco e saiba como se tornar nosso parceiro.