A sustentabilidade corporativa chamou a atenção de grande parte do mundo nos últimos anos. Tendências crescentes sugerem que o público não está mais satisfeito com empresas – independente do porte ou segmento – que se concentram apenas na maximização do lucro de curto prazo.
Os consumidores querem conhecer a origem do produto que estão consumindo e cobram, cada vez mais, que as empresas considerem as amplas necessidades humanas e ambientais. Um número crescente de empresas está percebendo essas mudanças e passou a considerar as estratégias relacionadas à sustentabilidade necessárias para serem competitivas.
Seja no agronegócio, na indústria alimentícia ou outros setores, a sustentabilidade é uma tendência que pode fazer grande diferença na reputação do seu negócio. Por isso, separamos 5 dicas de sustentabilidade corporativa que você pode colocar em prática. Acompanhe!
A sustentabilidade corporativa pode ser vista como um paradigma de gestão corporativa novo e em evolução. Basicamente, trata-se de um conjunto de ações e políticas empresariais economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis que garantam o desenvolvimento sustentável.
Embora a sustentabilidade corporativa reconheça que o crescimento e a lucratividade corporativos são importantes, ela também exige que a empresa busque objetivos sociais, especificamente aqueles relacionados ao desenvolvimento sustentável – proteção ambiental, justiça social e equidade e desenvolvimento econômico.
Seja qual porte ou segmento da sua empresa ou atividade econômica, existem algumas práticas simples – sobretudo quando falamos em preservação ambiental – que podem ser adotadas na sua rotina para contribuir com um mundo mais sustentável. Confira!
Uma vez que as empresas dependem absolutamente de energia, maximizar a eficiência energética é um ótimo lugar para começar a implementar seus esforços de negócios sustentáveis.
Tornar-se eficiente em termos de energia não ajuda apenas a diminuir a pegada de carbono, mas também a reduzir a conta de energia de uma empresa. Muitas coisas simples podem ser feitas:
Para empresas que vendem e despacham produtos, a embalagem é uma parte importante da operação. Indústrias alimentícias, por exemplo, podem apostar em embalagens sustentáveis para o armazenamento e acondicionamento dos alimentos.
Papel e papelão reciclados são opções de embalagem verdadeiramente sustentáveis e comprovadas, mas também houve avanços na criação de embalagens completamente compostáveis que resultam em zero desperdício no final de seu ciclo, contribuindo para criar um ciclo de produção mais sustentável.
O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases que causam o agravamento do efeito estufa. Como muitas empresas, indústrias e o setor agropecuário acabam por promover a queima de combustíveis fósseis – responsável por emitir CO2 – é preciso buscar alternativas para compensar as emissões desse gás.
Uma boa opção é gerar créditos de carbono, que nada mais é do que a compensação de uma tonelada de CO2 que representa uma Redução Certificada de Emissões. Quem deseja gerar créditos precisa passar por um meticuloso processo de cálculo, avaliação e aprovação para obter créditos de carbono no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
A ISO 14.001 é uma certificação que diz respeito às normas do meio ambiente e os princípios que uma empresa deve ter para operar um Sistema de Gestão Ambiental. Para isso, as ações da empresa são tomadas com o objetivo de reduzir os impactos no meio ambiente e cumprir todas as normas de legislação ambiental.
Além de contribuir com a sustentabilidade, a certificação também ajuda a otimizar custos, sobretudo devido à redução de gastos com materiais e com custos de descarte de resíduos. Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO.
O descarte inadequado de resíduos ainda é uma prática comum em muitas empresas e indústrias, que acabam destinando seus resíduos para aterros sanitários ou adotam outras opções nada sustentáveis.
O problema é que o descarte incorreto pode causar a contaminação do solo e água, além de liberar gás metano, prejudicando a preservação de recursos naturais e causando impactos em todo o ecossistema.
Por isso, o descarte adequado de resíduos também é uma dica para tornar seu negócio mais sustentável. O agronegócio e a indústria alimentícia – que são os principais geradores de resíduos sólidos orgânicos – podem realizar destinar seus resíduos para empresas de compostagem.
A compostagem consiste no tratamento de resíduos orgânicos, transformando-os em produtos estabilizados, como os fertilizantes organominerais, e prontos para retornarem ao meio ambiente sem causar nenhum prejuízo.
A Terra de Cultivo Soluções Ambientais é uma empresa de compostagem de resíduos orgânicos classe II-A e é certificada com o selo ISO 14.001/2015 e IBD.
Após anos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa conta com capacidade para receber 48 mil toneladas fixas, que é fruto dos diversos investimentos em equipamentos, novas tecnologias em compostagem e no tratamento de resíduos animais, vegetais e da agroindústria.
Sempre preocupada com o meio ambiente, a Terra de Cultivo Soluções Ambientais continua incansavelmente trabalhando em pesquisas e desenvolvimento, com o objetivo de trazer máxima eficiência e satisfação de quem utiliza os seus produtos e serviços.
A empresa possui um corpo técnico especializado e segue as legislações específicas para cada setor de atuação.
Entre em contato conosco e saiba como destinar seus resíduos de maneira adequada e sustentável!