Meio ambiente e sustentabilidade são palavras de ordem nos dias de hoje. A preservação dos recursos do nosso planeta tornou-se uma das questões mais importantes, afinal, é uma agenda global urgente que não pode mais ser adiada. Mas as empresas estão realmente praticando ações sustentáveis ou apenas greenwashing?
Quando o comportamento sustentável está ancorado nas atitudes das pessoas e das empresas, a sustentabilidade é alcançada. Por outro lado, quando a discussão sobre práticas sustentáveis não está alinhada com as práticas do dia a dia, a sustentabilidade passa a ser o que se denomina greenwashing.
Se você está se perguntando o que é greenwashing, vamos te ajudar a entender melhor esse conceito e por que é tão importante evitá-lo. Acompanhe!
O greenwashing é um termo utilizado para definir técnicas de marketing que estabelecem uma percepção enganosa de apoio ao meio ambiente. Trata-se de uma tática de engano – seja intencional ou acidental – empregada por empresas que podem fazer com que os clientes acreditem que seus produtos, serviços ou missão são mais impactantes para o meio ambiente do que é verdade.
Ou seja, é quando as empresas investem mais tempo e dinheiro em marketing de si mesmas como sustentáveis do que em esforços ambientais reais. O objetivo do greenwashing é usar informações enganosas para esconder o mau comportamento e enganar o público, especialmente os consumidores. Em suma, é o mascaramento da postura inadequada de uma empresa em relação à discussão do marketing verde.
Alguns exemplos podem te ajudar a entender melhor o que é greenwashing. Conheça algumas práticas comuns quando estamos falando de mascarar o marketing verde das empresas:
Após entender o que é greenwashing e conhecer alguns exemplos dessa prática, fica mais simples de entender por que você deve evitá-lo, certo?
As questões de responsabilidade sustentável são compartilhadas por toda a sociedade: cidadãos conscientes, poder público e, também, entidades privadas. As empresas estão cientes dessa realidade e trabalham esses valores de responsabilidade ambiental em seu dia a dia. Se ainda não agem diretamente, pelo menos estão se familiarizando com o assunto e buscando novas soluções.
Muitas decisões no mundo corporativo estão intimamente relacionadas ao comportamento dos consumidores atuais, que atuam como verdadeiros fiscais ambientais. Eles estão atentos aos valores e ações praticados pelas empresas em relação à sustentabilidade. Mais do que olhar, os consumidores estão exigindo uma postura responsável das empresas nesse tema.
Se você sabe o que é greenwashing e está praticando, o risco de danos irreparáveis à imagem de uma empresa e à aversão dos consumidores não compensam a exposição momentânea. É muito difícil recuperar a credibilidade uma vez exposto a um escândalo ou quando a veracidade de seu comportamento está sendo questionada.
Antes de implementar uma estratégia de marketing verde e sustentabilidade, é importante estruturar as práticas internamente, além de consultar especialistas no assunto. Por mais que essa seja uma questão presente nas empresas, sempre é possível evoluir para não praticar o greenwashing, mesmo que sem intenção.
A melhor maneira de evitá-lo em seu negócio é promover a transparência, especialmente quando se trata dos benefícios ambientais de seus produtos ou serviços. Isso significa tomar medidas honestas para operar de forma mais sustentável, definir metas acionáveis, acompanhar seu progresso e produzir relatórios verificáveis.
É preciso aplicar valores sustentáveis por meio de projetos reais que impactam o micro e o macro e, nesse sentido, atentar para as características da premissa de construção de uma empresa sustentável.
Ao contribuir realmente para a preservação do meio ambiente, sua empresa estará atendendo às expectativas dos consumidores atuais, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo com um futuro melhor para todos nós.
A geração e descarte inadequado de resíduos é um potencial poluidor do meio ambiente. Como a atividade de muitas empresas gera resíduos, em maior ou menor quantidade, deve-se buscar ações para evitar possíveis impactos ambientais, como contaminação do solo, água e ar.
O descarte adequado e o reaproveitamento de resíduos é uma prática que pode contribuir para tornar sua empresa mais sustentável. Nesse sentido, a Cultivar pode ser uma grande aliada do seu negócio.
Somos uma empresa de compostagem de resíduos orgânicos classe II-A, certificada com o selo ISO 14.001/2015 e IBD. Nosso trabalho está integrado e alinhado às normas ambientais, licenças de operação e certificação de destinação ecologicamente correta.
Realizamos relatórios mensais totais para comprovação e garantia que podem ser utilizados para comprovar sua participação e, assim, evitar a prática de greenwashing.
Quer entender melhor como podemos te ajudar? Entre em contato conosco!