A cobrança por práticas sustentáveis e que visem a preservação do meio ambiente é uma tendência crescente no meio empresarial e no agronegócio. Para adequar seu negócio a essa nova realidade, a certificação ambiental é uma importante maneira de demonstrar que você está preocupado em atuar de forma ambientalmente responsável.
A responsabilidade ambiental faz parte de uma estratégia essencial para um bom posicionamento de mercado de empresas e organizações de quaisquer portes e segmentos. Porém, é preciso comprovar que suas ações realmente dialogam com a preservação do meio ambiente.
As certificações ambientais são grandes aliadas para comprovar que sua empresa está empenhada com causas ambientais. Conheça as principais!
As atividades produtivas da grande maioria das empresas acabam por gerar impactos ambientais e sociais ao seu entorno. Para minimizar esses efeitos, muitas organizações optam por obter algum tipo de certificação ambiental que demonstre credibilidade e valide a adoção de estratégias sustentáveis.
Dessa forma, a certificação ambiental assegura que as empresas possuem um diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. Ou seja, comprovam que estão adotando ações necessárias para preservar o meio ambiente e reduzir seus impactos ambientais, desde a compra da matéria-prima até o descarte dos seus resíduos.
Além de atender à legislação ambiental e beneficiar o meio ambiente, as certificações podem trazer uma série de benefícios para a própria empresa, como:
Existem diferentes tipos de certificação ambiental que podem ser adotados pelas empresas e pelo agronegócio. A obtenção das certificações mais importantes deve levar em consideração políticas definidas pelos órgãos responsáveis e as particularidades das atividades de cada setor.
De maneira geral, existem algumas certificações que atendem à maioria dos setores e podem ser adotadas por empresas, indústrias e produtores do agronegócio. Conheça as principais!
É uma certificação voluntária que atesta o desempenho ambiental de serviços ou produtos, com base em critérios elaborados visando à excelência ambiental nos processos produtivos da empresa. O certificado assegura que o produto ou serviço tem pouco impacto ambiental e que a empresa realiza práticas a favor da conservação do meio ambiente.
A certificação considera o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução dos impactos ambientais em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos, como extração de matéria-prima, fabricação, transporte, utilização e descarte.
É uma norma que regula e especifica requisitos para promover o desenvolvimento sustentável e a implantação de um sistema de gestão ambiental, levando em consideração os requisitos legais e aspectos ambientais.
Exige que as empresas considerem todas as questões ambientais relativas às suas operações, com o objetivo de possibilitar que todas as organizações – independente do porte ou segmento – passem a atuar com responsabilidade ambiental e implementem práticas sustentáveis em suas rotinas.
É um sistema de certificação florestal internacional para comprovar que os produtos são originados do bom manejo. Ele foi desenvolvido para garantir maior proteção ao meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro.
O Selo FSC atende a um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, devendo atender a três princípios fundamentais: ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
O Selo IBD é de grande importância para o agronegócio. Essa certificação ambiental comprova que o produto final foi cultivado sem substâncias químicas ou transgênicas, além de estar em conformidade com as leis sanitária, ambiental e trabalhista nacionais.
O IBD Certificações é a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina, sendo a única empresa 100% brasileira de certificação de produtos de agricultura sustentável com reconhecimento internacional.
O Sistema B é um movimento global que considera empresas que equilibram propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões no âmbito ambiental, além de econômico e social. A certificação é destinada a empresas que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a geração de impactos positivos ao meio ambiente.
Alguns valores que se destacam no Sistema B em relação ao meio ambiente são: transparência em todas as decisões, resolução de problemas ambientais a partir dos produtos e serviços oferecidos, transparência em relatar publicamente o impacto socioambiental, entre outros.
Quer acompanhar todas as nossas novidades? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!