Com a sustentabilidade cada vez mais em alta, a preocupação com o desenvolvimento sustentável deve fazer parte da rotina de empresas dos mais variados portes e segmentos. Para contribuir com a preservação dos recursos naturais, a Certificação ISO 14001 é uma importante aliada para desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e demonstrar a preocupação da empresa em controlar os impactos de suas atividades no meio ambiente.
No Brasil, mais de 6 mil empresas já obtiveram a Certificação ISO 14001. Apesar de ser um número relativamente baixo, esse dado indica que muitas organizações estão despertando sua consciência e responsabilidade ambiental.
A ISO 14001 registrou um aumento de 5,5% nos certificados mundiais em 2020, mostrando o crescimento e a importância da certificação acreditada pela UKAS nos últimos tempos, segundo a mais recente Pesquisa ISO.
Além disso, a Certificação não está mais restrita à grandes corporações e multinacionais; micro, pequenas e médias empresas também buscam obtê-la. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
A Certificação ISO 14001 é uma norma que regula e especifica requisitos para promover o desenvolvimento e a implantação de um sistema de gestão ambiental, levando em consideração os requisitos legais e aspectos ambientais. Em outras palavras, ela mapeia uma estrutura que a empresa ou organização pode seguir para estabelecer um sistema de gestão ambiental eficaz.
Concebido para qualquer tipo de negócio, independentemente da sua atividade ou setor, pode garantir à direção e aos colaboradores da empresa, bem como aos stakeholders externos, que o impacto ambiental está a ser medido e melhorado.
O principal objetivo é possibilitar que todas as organizações – independente do porte ou segmento – que desejam atuar com responsabilidade ambiental possam desenvolver práticas sustentáveis em suas rotinas diárias.
A ISO 14001 implica em práticas ambientais seguras em todas as atividades de uma empresa, desde a utilização de matéria-prima até o correto descarte de resíduos. Isso demonstra que, além da preocupação com o desenvolvimento econômico da própria empresa, ela também se preocupa com a gestão dos impactos ambientais.
A Certificação também é uma maneira de se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes para a gestão e descarte de resíduos.
Quando falamos em ISO 14001 também estamos falando de gestão ambiental. Por isso, é importante entender melhor esse conceito.
Gerenciar o impacto de sua organização no meio ambiente deve ser uma prioridade fundamental para seus negócios, independentemente do setor em que você atua. Um sistema de gestão ambiental é uma estrutura para fazer mudanças de políticas e processos que ajudam a melhorar seu desempenho ambiental.
Há muitas maneiras de implementar uma política de gestão ambiental abrangente, mas a melhor maneira é obter a certificação ISO 14001. A certificação ISO 14001 fornece credenciais imediatas que você pode usar para expandir seus negócios em um ambiente e forma economicamente sustentável.
A Certificação ISO 14001 permite que as organizações atendam suas necessidades socioeconômicas sem deixar de lado seu papel para a preservação do meio ambiente. Ou seja, ela procura criar um equilíbrio entre a rentabilidade da empresa e a proteção ambiental.
De maneira mais detalhada, seus principais objetivos são:
O meio ambiente é o grande beneficiado com a implantação da ISO 14001 nas organizações. Mas isso não significa que sua empresa também não possa ser beneficiada, muito pelo contrário: a Certificação oferece benefícios significativos para a gestão, economia e reputação da empresa no mercado.
Todas as certificações “ISO de gestão” fornecem uma estrutura de ação que, se implementada adequadamente, otimiza controle interno. No caso da ISO 14001, a execução da norma proporciona o controle das atividades, produtos ou serviços de uma organização e a interação com o meio ambiente.
Isso, por sua vez, pode aumentar a viabilidade de longo prazo da organização e, quando apropriado, uma maior consideração pelo valor de seus ativos.
Além disso, ao ser colocada em prática, a norma possibilita maior controle de custos, sobretudo devido à redução de gastos com materiais e com custos de descarte de resíduos. Dessa forma, é possível diminuir o custo operacional do seu negócio, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência.
A Certificação também permite que sua empresa se mantenha atualizada em relação a leis ambientais. Isso porque sua organização irá atender todos os requisitos legais ao implementar e manter a ISO 14001. Além disso, ajuda a evitar multas e processos ambientais.
Por fim, como a sociedade e o mercado tem priorizado marcas ambientalmente responsáveis, sua empresa pode obter uma melhor reputação e ganhar maior competitividade frente a clientes, fornecedores e investidores.
Resumindo, os benefícios da ISO 14001 permitem que sua empresa:
A ISO 14001 é uma estrutura que detalha a implementação e os requisitos para um sistema de gestão ambiental. As organizações podem implementar um sistema usando experiência interna ou trabalhar com consultores ISO terceirizados para apoiar seu processo de implementação.
A implementação de um sistema de gestão ambiental inclui definir metas organizacionais, avaliar e avaliar o impacto ambiental em todas as operações e implementar controles e sistemas para monitorar e registrar processos e políticas para gerenciar seu impacto ambiental.
O tamanho ou segmento da empresa não é determinante para a obtenção da ISO 14001, ou seja, qualquer empresa pode implementá-la. A aplicação da norma depende de alguns fatores como a política ambiental da organização, tipo de atividades desenvolvidas, condições de funcionamento, dentre outros.
O sucesso da implantação da Certificação está diretamente relacionado ao comprometimento de todos na organização. Os diretores e gestores têm um papel fundamental para direcionar as práticas sustentáveis e contribuir para que todas as atividades da empresa promovam a preservação ambiental.
Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO. O processo de implantação pode demorar vários meses, dependendo da empresa e órgão responsável pela Certificação.
Para simplificar, separamos um passo a passo para implementar a ISO 14001. Confira:
Para garantir que você conheça os limites do que precisa ser feito, você precisa definir o escopo do seu Sistema de Gestão Ambiental. Isso ajuda a evitar a inclusão de áreas do seu negócio que podem não afetar o meio ambiente. As principais ferramentas para definir o escopo são a política ambiental e os aspectos ambientais (a interação da sua empresa com o meio ambiente).
Muitas vezes, esses processos estarão vinculados aos processos que já estão em vigor em sua organização, como o rastreamento de resíduos de suas instalações. Como nem todos os processos precisam ser documentados, é importante decidir quais devem ser documentados para evitar danos ambientais.
O organismo de certificação é a empresa que, em última análise, irá auditar seus processos de SGA para conformidade com os requisitos da ISO 14001, bem como se o sistema é eficaz e está melhorando. É melhor entrevistar vários organismos de certificação para decidir qual é o certo para sua empresa, pois esse pode ser um passo muito importante para a eficácia de sua implementação.
Essa etapa envolve a coleta dos registros que serão necessários durante uma auditoria para mostrar que seus processos atendem aos requisitos estabelecidos para eles. Os registros também mostram que os processos são eficazes e que melhorias estão sendo feitas em seu SGA conforme necessário. Os organismos de certificação identificarão um determinado período de tempo para que isso aconteça, a fim de garantir que o sistema esteja maduro o suficiente para mostrar conformidade.
O organismo de certificação vai querer que você audite cada processo internamente antes que eles venham para fazer a auditoria de certificação. Isso lhe dará a chance de ter certeza de que os processos estão fazendo o que você planejou e, caso contrário, você terá a chance de corrigir quaisquer problemas que encontrar.
Tão importante quanto o apoio que a gestão dá para a implementação da ISO 14001, é o envolvimento da gestão na manutenção contínua do SGA. Para garantir que os processos tenham recursos adequados para serem eficazes e melhorarem, a administração precisa revisar os dados especificados das atividades do SGA e reagir a esses dados adequadamente.
Para corrigir problemas e melhorar o sistema, você precisa usar ações corretivas para encontrar a causa raiz de qualquer problema encontrado e tomar medidas para sua correção. Esses problemas podem ser identificados durante suas medições, auditorias internas e revisão de gerenciamento.
O padrão ISO 14001 usa uma estrutura de dez cláusulas que, agrupadas, cobrem quatro áreas principais:
A Terra de Cultivo Soluções Ambientais possui a Certificação ISO 14001 e o Selo IBD, comprovando nosso compromisso em atuar com uma gestão ambiental sustentável e ecologicamente correta.
Por meio da certificação podemos ainda evidenciar que conduzimos nossos negócios de forma a contribuir para a preservação do meio ambiente, tratando resíduos a fim de gerar ao final do processo uma matriz orgânica de qualidade e sem riscos de contaminação. O selo ISO 14001/2015 atesta ainda que nossa empresa está em dia com todas normativas ambientais e que monitora o atendimento aos requisitos legais de nossos parceiros.
Todo o trabalho de gestão ambiental avaliado na Certificação ISO 14001 é voltado para o desenvolvimento sustentável, no qual a responsabilidade socioambiental, a gestão de riscos e a satisfação de nossos parceiros e colaboradores mostram a seriedade e excelência na execução de nossas atividades.
Acompanhe-nos no Facebook e Instagram e saiba mais sobre nosso trabalho!