O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo e, com isso, surge a dúvida: o que fazer com o bagaço da laranja? É possível reaproveitar o mesmo de maneira sustentável?
A safra 2021/22 bateu a margem de 262,97 milhões de caixas de laranja colhidas. Mediante a tamanho número, ter em mente o destino certo para o bagaço faz toda a diferença.
Por isso, montamos este artigo com algumas informações importantes para você que procura uma forma sustentável de reaproveitar o bagaço da laranja. Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!
Você sabia que, em média, 34% da produção atual das laranjas é transformada em suco? Entretanto, em grandes produtores, como o Brasil, esta porcentagem chega a 96%.
Tal resultado gera uma grande quantidade de resíduos orgânicos que, por vezes, é destinado ao descarte incorreto. Os diversos rumores levantados por ser uma fruta cítrica e repleta de umidade gera uma grande desinformação aos produtores e grandes empresas que usam a laranja como matéria-prima.
Entretanto, estudos e testes mostram que o bagaço da laranja é um grande aliado na obtenção de óleos essenciais, compostos com atividades antioxidantes e, sobretudo, fertilizantes orgânicos.
Antes de falarmos do processo, propriamente dito, faz toda a diferença saber o que é a compostagem.
De maneira geral, a compostagem consiste em um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica. A mesma pode ser feita a partir de sobras de frutas, verduras e até mesmo fezes de animais herbívoros.
O resultado da compostagem é um material orgânico rico em nutrientes capazes de melhorar o solo e aumentar a produtividade das lavouras.
Quando falamos em compostagem a partir do bagaço de laranja, uma sequência deve ser seguida. No próprio solo, espalhe uma camada de silagem, em seguida o bagaço da laranja e finalize com mais uma camada de silagem.
Neste processo, é colocado em torno de 10 a 15 centímetros de silagem em cada uma das camadas e em torno de 5 centímetros de bagaço.
Por fim, no verão, a compostagem deve permanecer sem movimentações durante 2 meses. Já no inverno, por conta da quantidade de água do bagaço da laranja, o processo deve se prolongar por 4 meses.
Depois de ler a quantidade de meses necessários para o processo de compostagem do bagaço da laranja, para grandes agricultores e indústrias que atuam com produção de suco de laranja , certamente muitas dúvidas começaram a surgir em sua mente.
Entretanto, se estamos falando de um volume alto de bagaço, nada impede que o agricultor faça 3 ou 4 camadas de matéria orgânica na composteira. O período para a conclusão do processo será o mesmo e, assim, é possível garantir o adubo pronto para utilizar.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, uma vez que a casca de laranja é considerada ácida e pode desbalancear o pH do solo. O ideal é sempre contar com uma empresa parceira para realizar o tratamento adequado e obter o melhor resultado possível.
A principal vantagem de usar o bagaço da laranja na compostagem é que não se é necessário fazer a movimentação da matéria orgânica e nem irrigar a mesma. Isso porque, com os nutrientes e características da laranja, ao final do período orientado, o resultado será uma matéria totalmente pronta para uso.
A compostagem a partir do bagaço da laranja é uma grande opção para grandes agricultores e empresas que trabalham usando esta matéria-prima.
Quer saber mais sobre a compostagem e como ela pode ser uma aliada para o tratamento de resíduos gerados pelo seu negócio? Confira nossos demais artigos sobre o assunto!