Os avanços tecnológicos no cenário agro fizeram surgir uma nova tendência que está crescendo em todo o mundo: a agricultura de precisão. Apesar de não ser amplamente adotada por produtores, a implementação dessa prática pode garantir importantes benefícios competitivos no mercado.
Assim como em outros setores, quem não inova acaba ficando para trás. Mas de uma coisa temos certeza: é inegável que a aplicação da agricultura de precisão no agronegócio brasileiro deve seguir crescendo nos próximos anos. Se você ainda não está familiarizado com o tema, continue a leitura e saiba mais!
A agricultura de precisão é um conceito de gestão agrícola baseado na observação, medição e resposta à variabilidade inter e intra campo nas culturas através da tecnologia. Como o próprio nome diz, o objetivo é garantir maior precisão no monitoramento e execução das atividades agrícolas, visando maior lucratividade e produtividade.
A agricultura de precisão usa a tecnologia da informação (TI) para garantir que as culturas e o solo recebam exatamente o que precisam para melhorar sua fertilidade e capacidade produtiva. Isso também garante maior sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
A prática considera aspectos como tipo de solo, terreno, clima, crescimento da planta e dados de rendimento ao gerenciar as lavouras. A análise de dados permite um melhor entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas, o que contribui para atingir o máximo potencial produtivo das lavouras.
Para fazer seu trabalho, a agricultura de precisão conta com equipamentos especializados, software e serviços de TI. Isso inclui o acesso a dados em tempo real sobre as condições das plantações, solo e ar ambiente, juntamente com outras informações relevantes, como previsões meteorológicas hiperlocais, custos de mão de obra e disponibilidade de equipamentos.
Os dados em tempo real são coletados por meio de sensores em campos que medem o teor de umidade e a temperatura do solo e do ar circundante. Depois que os dados são coletados, o software de análise preditiva usa essas informações para fornecer aos agricultores orientações sobre épocas ideais de plantio, épocas de colheita e manejo do solo.
Nesse sentido, a agricultura de precisão auxilia a promover grandes melhorias no solo, com dados capazes de identificar solos que requerem tratamento e determinar a quantidade ideal de água, fertilizantes e outros insumos a serem aplicados.
Isso ajuda o agricultor a evitar o desperdício de recursos e evitar o escoamento, garantindo que o solo tenha o número certo de aditivos para uma ótima saúde, ao mesmo tempo em que reduz os custos e controla o impacto ambiental.
A agricultura de precisão pode ser empregada para diversas finalidades. Confira as aplicações mais comuns:
A agricultura de precisão pode trazer benefícios para os produtores e para o meio ambiente. Além disso, essas áreas estão interligadas, pois a degradação ambiental piora as condições para a agricultura.
Conheça os principais benefícios da prática:
A agricultura de precisão requer equipamentos e softwares especiais para coletar e analisar todas as informações. Como a tecnologia de agricultura de precisão utiliza hardware e software, são necessários especialistas para implementá-los.
A tecnologia de agricultura de precisão pode ser condicionalmente dividida em terrestre, aérea e satélite. O primeiro é adequado para planejamento de produção, mapeamento, reconhecimento e controle de máquinas. Os dois últimos são relevantes para resolver problemas mais globais, por exemplo, análise de estado de rendimento em tempo real de qualquer lugar.
Saiba quais são as tecnologias mais utilizadas:
GPS refere-se à tecnologia terrestre que permite aos produtores coletar dados com informações precisas de localização em tempo real. O GPS é adequado para as seguintes tarefas:
O Sistema de Informações Geográficas (GIS) permite que os agricultores visualizem registros, como mapas de levantamento de solo e características de plantas tradicionalmente cultivadas na região. Imagens de satélite e fotografias aéreas fornecem informações adicionais. Outro recurso útil do GIS é analisar várias opções de gerenciamento de fazenda comparando e manipulando camadas de dados.
Com o uso de drones, os agricultores podem monitorar a condição do rendimento sem inspecionar todos os campos pessoalmente. Além disso, executam diversas funções, como:
Essa tecnologia permite que os produtores observem a saúde do rendimento usando imagens de satélite. Os sensores fornecem informações atualizadas sobre estresse de umidade, doenças, anomalias estruturais e níveis de nutrientes. As imagens de satélite modernas de agricultura de precisão têm uma alta resolução espectral, permitindo que os produtores obtenham os dados mais precisos.
Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro de mais dicas, novidades e conteúdos.