Não há dúvida de que a poluição e a geração de lixos e resíduos se tornaram um grande problema para o planeta nas últimas décadas. Para transformar essa realidade, empresas dos mais diversos portes e setores podem – e devem – adotar práticas sustentáveis que contribuem para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente de maneira geral.
À medida que a situação ambiental se torna mais grave, promover a sustentabilidade não precisa ser algo em que você apenas se engaje pessoalmente; seu negócio também pode fazer a diferença ao adotar práticas sustentáveis. Infelizmente, a sustentabilidade ainda tem o estigma de demandar grandes mudanças estruturais e exigir altos investimentos financeiros.
Embora possa ser verdade que algumas práticas sustentáveis podem exigir um investimento significativo, a maioria das práticas sustentáveis são bastante acessíveis. Ao envolver seus funcionários nessa missão com pequenos ajustes mais ecológicos em processos e tarefas típicas, você poderá facilmente causar um impacto maior e positivo no mundo.
Precisa de algumas ideias para começar? Neste artigo, reunimos 5 práticas que sua empresa pode adotar para avançar em direção a um modelo mais sustentável. Confira!
Se você necessita de fornecedores de insumos e matérias-primas, uma das melhores maneiras de tornar seu negócio mais ecologicamente correto é praticar compras verdes. A terceirização de fornecedores locais, em vez de fornecedores distantes, por exemplo, é um bom ponto de partida.
Revise suas políticas de aquisição e opte por fornecedores que estão antenados à essa nova consciência ambiental cobrada pelos consumidores modernos. Assim, você atende às necessidades do mercado e ainda contribui para reduzir impactos ambientais. Por isso, certifique-se de que as aquisições de seus fornecedores:
• São fabricados de forma sustentável;
• Não contém materiais tóxicos ou substâncias que destroem a camada de ozônio;
• Podem ser reciclados ou produzidos a partir de materiais reciclados;
• São feitos de materiais renováveis;
• Não faça uso de embalagem excessiva;
• São projetados para serem reparáveis e não descartáveis.
A água, como sabemos, é um recurso não renovável e que tem se esgotado com o tempo. Com as grandes corporações crescendo a cada dia, o uso de água também aumentou, representando uma ameaça maior ao ciclo ecológico. E se seus esforços são para criar um local de trabalho que prospere na sustentabilidade, então a conservação da água é algo que precisa ser focado.
A indústria e a agricultura são as grandes responsáveis pelo consumo de água. Se sua atividade econômica se enquadra nesses setores, reduzir o consumo de água é uma necessidade urgente. Mas as empresas de pequeno porte também devem fazer sua parte. Confira algumas dicas para colocar em prática:
• Detecção e correção de vazamentos em tubos, acessórios, aparelhos e equipamentos
Instalação de torneiras com restritores de baixo fluxo, que emitem 1,5 galões de água por minuto;
• Substituição de vasos sanitários mais antigos por modelos mais novos e de maior eficiência;
• Redução do uso de água ao ar livre, criando uma paisagem que integra plantas nativas ou outras plantas menos intensivas em água;
• Recuperação de águas residuais para atender a diferentes necessidades, como irrigação, lavagens ou outros usos não potáveis.
Cada vez mais empresas estão adotando a energia renovável como uma das práticas sustentáveis em grande escala à medida que começam a sentir os impactos da crise climática e o aumento dos custos de energia elétrica.
Por isso, vale a pena considerar a substituição do consumo de energia elétrica da sua empresa por fontes de energia alternativa gerada a partir de fontes de energias limpas e renováveis, como energia solar, eólica e geotérmica.
Ao reduzir o consumo de água e combustíveis fósseis para a geração de energia, é possível preservar esses recursos limitados para as próximas gerações, além de reduzir o impacto ambiental, além de, muitas vezes, garantir maior economia para sua empresa.
Não há como negar que entramos firmemente na era digital. No entanto, o papel ainda é muito utilizado em diversos negócios, principalmente se você estiver enviando cartas e malas diretas que exigem envelopes. Para mudar essa realidade, você pode optar por envelopes ecológicos e reutilizáveis.
Os envelopes reutilizáveis reduzem os custos com gastos com envelopes e despesas de aquisição, eliminando a necessidade de um envelope de resposta separado em suas correspondências – eles simplesmente invertem. Você economiza nos custos operacionais, corta as necessidades de armazenamento e reduz o desperdício, trazendo benefícios para sua empresa e para seus clientes.
A destinação incorreta de resíduos das mais variadas atividades econômicas é um problema que causa impactos ambientais e para o próprio ser humano. Todos os dias, são geradas milhares de toneladas de resíduos que poderiam ser reutilizados para a produção de diversos outros produtos, como fertilizantes para a agricultura, por exemplo.
Muitas empresas não se preocupam com o descarte de resíduos, já que estes não possuem mais utilidade para a organização. Essa falta de preocupação aumenta ainda mais os riscos de descartes incorretos e ilegais. Portanto, mais uma das práticas sustentáveis que sua empresa pode adotar é realizar a coleta de resíduos e, posteriormente, destiná-los a uma empresa que os reutiliza para a produção de insumos.
Ao destinar corretamente os resíduos que podem ser reutilizados, sua empresa contribui para a redução da extração de matéria-prima, diminuição da poluição e contaminação ambiental, reaproveitamento de materiais, além de melhorar sua imagem e reputação perante clientes e investidores ao contribuir com uma iniciativa ambiental.
A Cultivar, com tecnologia em equipamentos e profissionais competentes, realiza o tratamento de resíduos animais, vegetais e industriais, através do processo de compostagem, transformando-os em produtos estabilizados, próprios para a agricultura e contribuindo para a qualidade do meio ambiente. Entre em contato conosco e saiba como você pode contribuir com o descarte correto dos seus resíduos!