A geração de resíduos nas propriedades rurais é um dos grandes problemas enfrentados pelos agropecuaristas que buscam produzir com mais sustentabilidade. A destinação inadequada pode causar graves problemas ambientais, como contaminação do solo, da água e do ar. Para reverter esse cenário, a coleta de resíduos sólidos reaproveitáveis é uma ação necessária para promover maior preservação dos recursos naturais.
A busca por alternativas que envolvam compostagem, reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos produzidos no meio rural é uma das práticas mais valiosas no gerenciamento dos resíduos sólidos e na proteção e preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a coleta dos resíduos sólidos é considerada a etapa inicial para garantir o sucesso de todo o processo. Saiba como você pode realizá-la em sua fazenda!
Os resíduos sólidos gerados pelas atividades do agronegócio representam um grande perigo ao meio ambiente quando são descartados de maneira incorreta. Em várias regiões do mundo estes resíduos já constituem uma preocupação crescente em relação à responsabilidade ambiental, com destaque para as grandes quantidades de esterco animal geradas nas fazendas de pecuária intensiva.
Seja resultado das atividades de colheita, manejo de animais ou outras atividades rurais, a grande maioria dos resíduos sólidos do agronegócio podem ser reaproveitados. Uma grande quantidade desses resíduos é deixada no próprio terreno de cultivo, como alternativa à proteção do solo ou como uma espécie de adubo natural.
Porém, com um processo simples, como a compostagem, é possível obter o máximo aproveitamento dos elementos nutritivos dos resíduos agrícolas, permitindo que eles retornem ao meio ambiente de maneira muito mais eficiente.
As grandes vantagens de realizar a coleta de resíduos orgânicos e destiná-lo à empresas especializadas é o maior retorno financeiro sobre resíduos que não iriam gerar nenhuma renda, mas principalmente o compromisso ambiental em contribuir com práticas cada vez mais sustentáveis no campo.
Para começar, é preciso que haja uma mudança em relação à perspectiva da responsabilidade ambiental que os produtores devem assumir em sua propriedade. A gestão e coleta de resíduos tem como base ações preventivas e corretivas, combinando fatores econômicos, ambientais e culturais em prol de atividades cada vez mais sustentáveis.
Por isso, é importante que os produtores rurais tenham amplo conhecimento sobre o processo de gestão e coleta de resíduos sólidos, devendo saber como e onde coletá-los e descartá-los de maneira adequada e sustentável. Os passos essenciais para esse processo envolve:
• identificar os resíduos reaproveitáveis;
• criar categorias e classificações;
• definir critérios de coleta;
• definir o transporte mais adequado para os resíduos.
No tópico a seguir, explicamos mais detalhadamente como você pode colocar em prática a coleta de resíduos sólidos.
A coleta de resíduos sólidos provenientes do agronegócio não tem grandes segredos. Com alguns passos simples, é possível realizar essa prática em sua propriedade. Veja o que você deve fazer!
Antes de tudo, é importante saber qual a finalidade que você dará para os resíduos, como a compostagem. O planejamento tem o objetivo principal de identificar quais atividades geram resíduos reaproveitáveis, além de traçar metas e ações necessárias para a coleta de resíduos em sua propriedade.
Para não comprometer o potencial dos resíduos, é importante conhecer suas propriedades físicas e químicas e classificá-los de acordo com o processo de origem e suas características. Esta etapa ajuda a entender melhor o potencial de aproveitamento dos resíduos, além de ser fundamental para determinar o melhor modo de armazenagem.
Ao realizar a coleta dos resíduos sólidos reaproveitáveis, a forma de manuseio e acondicionamento deve ser realizada com cautela a fim de evitar que os resíduos sejam armazenados com um possível material contaminante ou com plantas doentes que possam transmitir doenças para os demais resíduos vegetais, por exemplo.
Como os resíduos ficarão em sua propriedade até a coleta por uma empresa especializada, é preciso que o armazenamento não afete o potencial de reaproveitamento dos recursos. Além de evitar o contato com materiais contaminantes, é importante ter cuidado, sobretudo, com umidade excessiva e com a falta de circulação de ar no ambiente de armazenagem.
O transporte até o local de destino deve ser realizado por veículos apropriados para evitar qualquer tipo de dano que comprometa o reaproveitamento dos resíduos. Muitas empresas assumem a responsabilidade do transporte dos resíduos, isentando os produtores rurais de qualquer obrigação relacionada ao transporte.
A Cultivar é uma empresa do segmento de tratamento de resíduos classe II-A. Através do processo de compostagem, transformamos resíduos de origem animal, vegetal e industrial em fertilizantes orgânicos e organominerais, contribuindo para a qualidade do meio ambiente e reaproveitamento adequado de resíduos.
Como compromisso da nossa responsabilidade ambiental, somos certificados pelo ISO 14001 e pelo IBD. Entre em contato conosco e saiba como você pode contribuir para uma agricultura mais sustentável.