A crescente busca por práticas mais sustentáveis em conjunto com a necessidade de produção de alimentos em escalas cada vez maiores colocou o biofertilizante em grande destaque no cenário agrícola.
Os biofertilizantes podem impulsionar a produção do agronegócio, reduzindo o consumo de insumos ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade e produtividade das lavouras. No Brasil, ainda há uma certa resistência sobre esses insumos e muitos produtores ainda optam pelos fertilizantes químicos.
Para te ajudar a entender melhor os benefícios do biofertilizantes, elencamos 7 vantagens que esse tipo de fertilizante pode trazer para sua produção. Acompanhe!
De acordo com o Ministério da Agricultura, biofertilizante é um produto que possua quaisquer princípios ativos ou agentes orgânicos em sua composição, seja isento de agrotóxicos e capaz de atuar no cultivo de plantas de forma a elevar a produtividade e o porte da cultura.
Também conhecido como fertilizante orgânico, o biofertilizante podem ser oriundos de diferentes tipos de resíduos orgânicos sólidos e é resultado do processo de degradação da matéria orgânica, sendo que a compostagem é a principal forma de produção desses insumos.
O produto é totalmente estabilizado e não provoca nenhum tipo de impacto ambiental, podendo ser utilizado para a adubação corretiva, de cobertura ou para o tratamento nutricional da cultura a ser plantada.
Esse tipo de fertilizante proporciona não somente efeitos nutricionais, mas também fisiológicos e biológicos que aumentam o crescimento e a eficiência com que a cultura aproveita e absorve os nutrientes.
Os biofertilizantes são produtos que permitem obter o equilíbrio do solo, com o objetivo de melhorar as culturas de forma sustentável. Ou seja, são insumos que aliam produtividade e sustentabilidade.
Confira os principais benefícios!
Quando submetida ao processo de compostagem, a matéria orgânica resulta em um produto altamente nutritivo e benéfico para as plantas. Nesse sentido, o biofertilizante libera os nutrientes de forma gradual, permitindo que a planta absorva os nutrientes necessários na quantidade adequada em cada etapa do seu desenvolvimento.
Os organismos presentes na matéria orgânica têm um papel de vital importância na quebra de moléculas que permitem a absorção de nutrientes pelas plantas. À medida que a matéria orgânica é decomposta, os nutrientes são liberados para o solo e convertidos em formas que as plantas podem absorver diretamente.
Além de promover uma nutrição gradativa e equilibrada, os biofertilizantes possuem maior capacidade de fixação de nutrientes. Isso acontece porque a matéria orgânica atua como condicionante da fração mineral que entra em sua composição, aumentando seu poder quelante. Dessa forma, esses fertilizantes retêm os nutrientes com maior eficácia e evitam a perda pelos processos de lixiviação e volatilização.
O biofertilizante estimula a atividade de microrganismos benéficos para o solo, que por sua vez, promovem melhor crescimento radicular e raízes mais saudáveis. Com um sistema radicular maior e mais profundo, as plantas conseguem absorver os nutrientes mais facilmente. Isso resulta em melhor saúde da planta e permite mais movimento de nutrientes móveis para a raiz.
Solos com maior quantidade de matéria orgânica apresentam mais facilidade para infiltrar e armazenar água em maiores quantidades. Isso porque a matéria orgânica se comporta de maneira semelhante a uma esponja, com a capacidade de absorver e reter até 90% de seu peso em água. Além disso, a matéria orgânica libera a maior parte da água que foi absorvida, beneficiando o desenvolvimento das plantas durante todo o ciclo produtivo.
A matéria orgânica presente no biofertilizante faz com que as partículas do solo formem agregados estáveis. O resultado é uma melhora na estrutura do solo, que favorece a infiltração de água através do solo, aumenta e melhora a capacidade do solo de absorver e reter a água, além de reduzir o risco de formação de crostas na superfície do solo.
A maior presença de matéria orgânica no solo graças à aplicação de biofertilizantes também auxilia na prevenção da erosão. Essa maior estabilidade dos agregados do solo – por preencher lacunas – torna-o mais estável e menos suscetível à erosão. A maior estabilidade dos agregados geralmente é resultado de solos com mais matéria orgânica, o que pode aumentar as taxas de infiltração de água e resultar em menor potencial de erosão.
A matéria orgânica também permite melhorar a estabilidade e resistência do pH do solo, ou seja, aumenta o “poder tampão”, contribuindo para que o solo mantenha o pH equilibrado. Assim, é possível evitar a possibilidade de alterações bruscas e necessidades de grandes correções para os próximos plantios.
Agora que você conhece os benefícios do biofertilizante é hora de dar o próximo passo e encontrar os produtos ideais para sua lavoura. A Terra de Cultivo possui fertilizantes organominerais, que aliam todo o poder dos biofertilizantes com a ação da fração mineral.
O resultado são produtos de alta qualidade, capazes de melhorar os perfis físicos, químicos e biológicos do solo, promovendo solos com fertilidade construída e adequados para que as diferentes culturas possam alcançar o máximo potencial produtivo, além de reduzir custos com a aplicação de adubos NPK.
Saiba mais sobre nossos fertilizantes e entre em contato com um especialista para esclarecer todas as suas dúvidas.