A sustentabilidade é o foco atual da grande maioria das pessoas e empresas. Com essa crescente conscientização, é preciso adotar medidas para o aproveitamento de diversos tipos de resíduos, como as cascas de frutas, que muitas vezes são descartadas de forma inadequada.
Ações simples podem fazer uma grande diferença. É possível reaproveitar cascas, sementes e talos que acabam indo para o lixo em grande parte dos casos. Com criatividade, eles podem ser usados para diversos fins.
Falando especificamente das cascas de frutas, sua reutilização contribui e muito com o meio ambiente. Mas você sabe qual a melhor forma de reaproveitá-las? Confira dicas e práticas para tornar essa reutilização possível e amiga do meio ambiente.
Em 2010, o Brasil aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o fechamento de lixões a céu aberto, que devem ser substituídos por aterros sanitários.
Estes são preparados no solo para evitar a contaminação das águas subterrâneas com chorume, o líquido produzido pela decomposição dos resíduos orgânicos.
No entanto, apenas 10% dos resíduos sólidos devem ser encaminhados para esses aterros, que são materiais que não podem ser reciclados.
Como a maioria dos resíduos sólidos são orgânicos ou recicláveis, eles podem ser convertidos em matéria-prima e indiretamente devolvidos ao consumo humano, convertidos em ração ou fertilizante, por exemplo.
Vale destacar que, quando jogamos fora materiais como as cascas de frutas, estamos desperdiçando grandes nutrientes. A longo prazo, as cascas de frutas reutilizadas hoje podem gerar grandes retornos para o meio ambiente e para a sociedade.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, metade dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil é orgânico, como é o caso das cascas de fruta. Existem várias possibilidades de reaproveitamento desses resíduos e vamos falar sobre alguns deles nas próximas linhas:
Com o objetivo de reaproveitar os alimentos descartados e suas sobras, é possível utilizar esses resíduos para a produção de ração animal, obtida a partir do esmagamento das frutas e hortaliças restantes.
A ração produzida pode ser utilizada na alimentação suína, bovina e de aves. Com essa reutilização, consegue-se diminuir entre 20% e 30% dos gastos com animais.
Para alimentos que não podem ser transformados em ração animal, outra forma de reciclagem é a compostagem.
A compostagem é a forma mais eficiente de alcançar a biodegradação controlada de resíduos. Este é um processo biológico no qual os microrganismos convertem resíduos sólidos em composto através da biodegradação.
A biodegradação ocorre na presença de oxigênio no ar, e todos os materiais de origem animal ou vegetal classificados como resíduos orgânicos da classe II A podem entrar no processo de compostagem.
A compostagem resulta na produção de adubos orgânicos, que possuem uma ampla gama de aplicações, principalmente na agricultura, pois são ricos em matéria orgânica e oferecem uma série de benefícios para o desenvolvimento das culturas agrícolas.
No caso de cascas de frutas resultantes de atividades do agronegócio ou da indústria alimentícia, o ideal é procurar uma empresa parceira para a destinação desses resíduos. Ainda vale destacar que a compostagem pode ser feita em escala doméstica, ou seja, reutilizando restos de alimentos domésticos em composteiras para consumo próprio.
Além das formas citadas anteriormente, é possível usar as cascas de frutas em nosso dia a dia. Na alimentação, por exemplo, as cascas podem se transformar em geleias, pães, chás e sucos, além de diversas outras receitas e pratos.
Já na limpeza de casa, cascas como as de laranja e limão, por exemplo, são grandes aliadas na limpeza de vidros e fornos. As cascas de banana também são bem-vindas quando falamos em polir e lustrar pratarias.
As cascas de frutas ainda podem ser usadas com finalidade estética, aproveitando dos poderes antioxidantes e cicatrizantes de algumas delas.
Pensar no meio ambiente como um todo e procurar formas de reutilização faz toda a diferença para as gerações futuras e traz importantes vantagens competitivas para seu negócio.
É, por isso, que trabalhamos sempre ao lado dos agricultores e da indústria alimentícia, transformando essa matéria em fertilizantes orgânicos e organominerais com alta qualidade e eficiência.
Quer conhecer mais de perto nosso trabalho? Acesse nosso site agora mesmo!