As certificações ISO são bastante conhecidas e de grande importância no universo corporativo. Esses selos são sinônimos de qualidade e de cumprimento dos padrões internacionais, colocando empresas, indústrias e outras atividades econômicas em um patamar mais elevado e competitivo.
As organizações que possuem esses certificados ganham destaque no mercado ao oferecer um diferencial e comprovar a qualidade que está por trás de seus produtos ou serviços. Mas diante de tantas certificações ISO que podem ser obtidas, quais devem ser priorizadas pelo seu negócio? Continue a leitura e saiba mais!
A sigla ISO é uma abreviação para “International Organization for Standardization”, ou em português, “Organização Internacional para Padronização”. Trata-se de um conjunto de normas reconhecidas em todo o mundo, que alinham padrões de qualidade, gestão, questões ambientais, entre outros.
As certificações de qualidade representam uma forma de assegurar que as organizações estejam aptas para fornecer um produto ou serviço conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.
O grande objetivo das certificações ISO é promover o constante desenvolvimento dos processos internos das empresas, para que todas as atividades sejam feitas com qualidade, organização e responsabilidade socioambiental.
A ISO 9000 é uma das certificações mais famosas, pois é voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas. Essa certificação tem como propósito implementar e monitorar técnicas de otimização de processos, visando tornar a administração do negócio cada vez melhor.
Entre as principais certificações de qualidade ISO 9000, estão:
ISO 9001: traz orientações e normas sobre a qualidade em todos os processos internos;
ISO 9004: determina a conduta ideal para garantir o sucesso da empresa com base no Sistema de Gestão da Qualidade;
ISO 19011: contempla instruções para fazer auditorias de sistemas de gestão.
A ISO 50001 trata da gestão e da conservação de energia dentro das indústrias e empresas. Essa certificação visa otimizar o consumo energético e melhorar o desempenho ambiental, proporcionando menores gastos ao mesmo tempo em que reduz o uso de recursos naturais.
A norma oferece uma ferramenta prática para que as organizações implantem um Sistema de Gestão de Energia (SGE) bem estruturado e de acordo com o seu cenário. Os passos incluem implementação, manutenção, revisão e melhoria do SGE.
A norma também traz diretrizes sobre segurança, desempenho e eficiência energética, podendo ser aplicada por qualquer organização, independente do porte, setor de atuação ou produtos e serviços oferecidos.
Essa certificação tem como foco o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), contribuindo para a melhoria na Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A ISO 45001 foi desenvolvida em função dos inúmeros acidentes de trabalho que acontecem nas empresas, bem como os números alarmantes em mortes anuais decorrentes de doenças e tragédias laborais.
A norma determina que uma empresa é responsável pela saúde e segurança ocupacional de seus empregados e terceiros que podem ser afetados por suas atividades. Assim, os empregadores são responsáveis por promover a saúde física e mental a seus colaboradores.
Por isso, a implementação da ISO 45001 visa garantir a redução em acidentes trabalhistas, criar ambientes seguros, oferecer mais conforto ao trabalhador, aumentar sua satisfação com o ambiente, etc.
As certificações de qualidade ISO 14000 estabelecem diretrizes para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. A proposta central é promover práticas sustentáveis dentro das empresas, procurando garantir o equilíbrio e a proteção ambiental.
Para a obtenção do certificado ISO 14000, a empresa deve se comprometer com a legislação ambiental do seu país. A certificação só é concedida quando a organização comprova que está colaborando com a natureza e demonstra esforços para preservar o meio ambiente em padrões mundiais.
Com as questões ambientais cada vez mais em pauta, essa é uma importante certificação para que as organizações comprovem que estão prontas para encontrar soluções sustentáveis e reduzir seu impacto ambiental.
O conjunto ISO 14000 inclui as seguintes normas:
ISO 14001: se responsabiliza pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA);
ISO 14004: se responsabiliza pelo SGA, sendo voltada para o uso interno da instituição;
ISO 14010: se responsabiliza pelas Auditorias Ambientais.
ISO 14031: se responsabiliza pelo Desempenho Ambiental.
ISO 14020: se responsabiliza pela Rotulagem Ambiental.
ISO 14040: se responsabiliza pela Análise do Ciclo de Vida.
A Terra de Cultivo Soluções Ambientais possui a Certificação ISO 14001 e o Selo IBD, comprovando nosso compromisso em atuar com uma gestão ambiental sustentável e ecologicamente correta.
Por meio da certificação podemos ainda evidenciar que conduzimos nossos negócios de forma a contribuir para a preservação do meio ambiente, tratando resíduos a fim de gerar ao final do processo uma matriz orgânica de qualidade e sem riscos de contaminação. O selo ISO 14001/2015 atesta ainda que nossa empresa está em dia com todas normativas ambientais e que monitora o atendimento aos requisitos legais de nossos parceiros.
Todo o trabalho de gestão ambiental avaliado na Certificação ISO 14001 é voltado para o desenvolvimento sustentável, no qual a responsabilidade socioambiental, a gestão de riscos e a satisfação de nossos parceiros e colaboradores mostram a seriedade e excelência na execução de nossas atividades.