Diante da necessidade de mudanças sociais e ambientais, empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a adotar ações que minimizem seus impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente. Nesse cenário, um novo tipo de consumidor tem se destacado: o consumidor consciente.
Como muitas organizações exploram recursos humanos e naturais de maneira indevida e sem nenhum tipo de responsabilidade, os consumidores estão ligando o alerta e buscando saber quais são os impactos que as empresas causam desde a coleta de matéria-prima até a entrega do produto final.
Para se manter atuante e dialogar diretamente com o novo tipo de consumidor, negócios dos mais variados portes e segmentos precisam se adaptar à essa realidade. Continue a leitura e saiba mais sobre essa nova tendência de consumo!
O consumidor consciente, como o próprio nome sugere, é aquele que procura consumir com mais conhecimento sobre os processos e o tipo de produto que é adquirido. Em poucas palavras, é alguém que olha além do rótulo e questiona como aquele produto foi fabricado e chegou até ele.
São pessoas que querem saber mais sobre a empresa da qual estão comprando. Afinal, quando você compra um produto de uma determinada empresa, você está, essencialmente, financiando uma organização para continuar fazendo o que ela está fazendo. E o consumidor consciente vai procurar saber se a empresa atua com responsabilidade socioambiental para fabricar aquele produto.
Ou seja, o consumo consciente é quando as práticas de compra passam a ser impulsionadas por um compromisso de tomar decisões de compra que têm impactos sociais, econômicos e ambientais positivos.
Um consumidor com consciência social ou ambiental vai pensar se o consumo é necessário, então, uma vez que decide comprar, ele olha quem está fornecendo o produto e como o produto impacta cada ambiente tocado em sua criação e entrega.
Eliminando compras por impulso e optando por empresas e produtos que criam impacto positivo, os consumidores comunicam uma preferência por negócios e produtos melhores para o mundo. E se sua empresa não se adapta a essa nova realidade, ela pode perder clientes e competitividade no mercado em um futuro muito breve.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa disponibilizada pelo Nielsen IQ revelou que 73% dos consumidores globais afirmam que definitivamente ou provavelmente mudariam seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente.
À medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes do que colocam dentro e sobre seus corpos, eles também estão interessados em comprar – e às vezes pagar mais – por produtos que simultaneamente ajudam o meio ambiente. Na verdade, quase metade (41%) dos consumidores em todo o mundo dizem que estão muito dispostos a pagar mais por produtos que contenham ingredientes totalmente naturais ou orgânicos.
Outra pesquisa realizada pela Accenture Strategy em 2019 indicou que 83% dos entrevistados acreditam que é importante ou extremamente importante que as empresas criem produtos que possam ser reutilizados ou reciclados. E mais: 72% dos consumidores afirmam que compram, atualmente, mais produtos eco-friendly do que faziam há cinco anos.
Todos esses dados corroboram para a ideia de que o consumidor consciente veio para ficar e deve mudar a forma como as empresas impactam a sociedade e o meio ambiente. Se sua empresa não atua com responsabilidade socioambiental, muitos consumidores podem deixar de consumir seu produto, por exemplo. Portanto, adotar práticas responsáveis é um compromisso contínuo que as organizações devem ter para atender às novas necessidades e exigências do consumidor atual.
Grandes empresas globais já começaram a colocar novas ações em prática para dialogar com o consumidor consciente. A IKEA, por exemplo, lançou esquemas de reciclagem e recompra, e a H&M desenvolveu tecnologias que fazem roupas a partir de materiais reciclados e recicláveis.
O que é necessário é uma revisão completa, do início ao fim, de como sua empresa opera, não importa o tamanho ou escala. Fazer isso de uma forma que crie mais valor significa fundamentar a sustentabilidade naquilo que os consumidores desejam e precisam.
Um bom ponto de partida é se concentrar no que os consumidores estão procurando agora: emissões reduzidas, embalagens recicláveis, materiais reciclados, redução de resíduos e direitos básicos dos trabalhadores.
Começar com o que os clientes desejam é fundamental para qualquer estratégia de negócios bem-sucedida na atualidade. Ficar atento ao que os consumidores conscientes estão procurando e prever como esses desejos podem crescer é a chave para construir um negócios cada vez mais sustentáveis e duradouros.
Se sua empresa gera resíduos, por exemplo, você pode começar a tratá-los de maneira adequada, reduzindo os impactos ambientais e promovendo a reutilização dos mesmos para outros fins. Essa ação pode ser divulgada na embalagem de seus produtos ou em comunicação de canais online. Saber que, de alguma forma, sua empresa está contribuindo para a preservação ambiental já é um fator que pode atrair mais consumidores e ajudar na construção de uma imagem positiva do seu negócio.
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