A geração de lixo no Brasil é um grande problema que vai de encontro à preservação dos recursos naturais. Para reduzir a quantidade de resíduos e promover um desenvolvimento mais sustentável, o “Lixo Zero” é um movimento que vem ganhando força e sendo adotado por um número cada vez maior de empresas e indústrias.
Para se ter uma ideia, comparando com os países da América Latina, o Brasil é o campeão de geração de lixo, produzindo cerca de 541 mil toneladas por dia, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A redução desse número deve ser um objetivo comum aos mais diversos segmentos, desde o agronegócio até indústrias mais complexas e, claro, com a participação da sociedade civil.
O conceito de lixo zero consiste no máximo reaproveitamento dos resíduos orgânicos e recicláveis, além de encaminhamento para locais apropriados quando não houver mais a possibilidade de utilização. Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), o lixo zero é:
“uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
O conceito de lixo zero tem dois objetivos principais: o primeiro é criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos.
O segundo é contribuir com a economia circular e redefinir o conceito de resíduo, garantindo que os recursos sejam reutilizados pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos ao meio ambiente, preferencialmente com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.
O conceito de lixo zero engloba 4 R’s que representam suas principais características e metas. Saiba mais sobre cada um deles!
REPENSAR: visa reforçar a ideia de que resíduos não são sujos e não devem ser descartados no lixo comum ou misturados com materiais que poderiam ser reciclados.
REUTILIZAR: diversos materiais e tipos de resíduos podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem ou até mesmo serem descartados.
REDUZIR: significa gerar o mínimo possível de lixo, ou seja, pensar em ações que reduzam a quantidade final de lixo gerado.
RECICLAR: reaproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.
Implementar o conceito de lixo zero em sua empresa, indústria ou no agronegócio permite eliminar todos os descartes incorretos que são potenciais contaminantes do solo, águas e na atmosfera, além de serem nocivos para a saúde planetária, humana, animal e vegetal. Com isso, o meio ambiente é beneficiado em larga escala, contribuindo para a preservação de recursos naturais e redução da poluição.
A responsabilidade ambiental envolvida também pode ser um fator de competitividade, sobretudo no que diz respeito ao posicionamento de marca. O lixo zero é um aliado para se adequar às exigências do mercado global e gerar valor econômico para as organizações.
A chamada geração Z, formada pelos nascidos após 2000, é um tipo de consumidor que está disposto a pagar mais por marcas sustentáveis, por exemplo. Da mesma forma, investidores também estão preferindo aqueles que optam por contribuir com o desenvolvimento sustentável, afinal essa é uma tendência em ascensão.
Além disso, o lixo zero na indústria está associado à produção limpa e a todos os atributos da economia circular, como:
A Terra de Cultivo Soluções Ambientais é uma empresa de compostagem de resíduos orgânicos classe II-A. Somos uma opção ambientalmente legal de destinação, transformamos resíduos em fertilizante orgânico, contribuindo para a qualidade do meio ambiente e elevando os indicadores de sustentabilidade das empresas.
Atuamos em questões como economia circular, fazendo com que segmentos, como a agroindústria e a indústria de alimentos, tenham um abatimento na sua produção de resíduos. Dessa forma, você garante a destinação adequada e a reutilização de resíduos que seriam descartados.
Quer ser um de nossos parceiros? Entre em contato e saiba como garantir a gestão adequada do lixo gerado pelo seu negócio!