Um aterro industrial é muito mais do que apenas um espaço destinado para o lixo das indústrias. Todo resíduo deixado, independente da sua forma, gera um efeito em nosso planeta e, muitas vezes, um efeito irreversível.
Por isso, uma grande questão a ser levantada é: o aterro industrial é realmente uma opção segura para o meio ambiente? De fato, toda e qualquer empresa deve ter em mente que o cuidado ambiental tem um papel fundamental em seu trabalho e na vivência de toda a sociedade.
Entretanto, alguns tipos de resíduos precisam de cuidados especiais. Estes, muitas vezes, entram no esquecimento quando falamos em aterros industriais. Por isso, que tal ir mais a fundo no assunto? Continue lendo as próximas linhas!
O aterro industrial é um espaço destinado ao armazenamento dos resíduos produzidos por empresas dos mais diversos segmentos. Os aterros industriais recebem diferentes classificações (I, II ou III), considerando a periculosidade dos resíduos que serão depositados naquele espaço.
Por regra e lei, este tipo de aterro deve contar com:
Ambos os tipos de aterros contam com os mesmos critérios de estrutura. Entretanto, a diferença entre eles é que no aterro industrial os resíduos destinados são aqueles produzidos pela indústria em geral. Já o aterro sanitário é destinado ao resíduo urbano, proveniente da coleta de lixo.
Normalmente, quando o lixo industrial é destinado a este espaço, ele é incinerado ou simplesmente depositado no local.
Entretanto, é aí que entra o problema: descartar resíduos industriais sem nenhum tipo de tratamento pode causar grandes danos ao meio ambiente, assim como para a saúde pública.
Para se ter uma noção, uma pesquisa feita em 2020 aponta que cerca de 60% das cidades brasileiras ainda utilizam lixão, ou seja, não possuem aterro sanitário.
Mediante a este alarmante número e considerando a forma irregular de muitos aterros industriais, podemos afirmar: os riscos para o meio ambiente são grandes.
Algumas das principais consequências que o aterro industrial pode trazer ao meio ambiente, são:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é representada pela Lei n° 12.305/10. A mesma trata sobre o gerenciamento de resíduos e procura organizar de forma correta o tratamento de lixo.
Portanto, para fazer acontecer, os setores públicos e privados devem garantir transparência no gerenciamento de resíduos para que o processo ideal de disposição destes aconteça.
O processo correto afastará danos ou riscos à saúde, minimizando também os impactos ambientais adversos.
Por fim, vale destacar que o gerenciamento de resíduos faz parte das etapas de implantação da ISO 14001:2015. Esta norma aprimora a gestão da empresa e incorpora a política do negócio, visando o desenvolvimento sustentável.
Os perigos do descarte incorreto do lixo industrial podem ser evitados mudando essa realidade. Fazer a destinação adequada destes resíduos é algo essencial tanto para a população quanto para o meio ambiente.
A Lei 12.305/10 aponta que a destinação ambientalmente adequada de resíduos deve incluir a reutilização, reciclagem e a recuperação ou reaproveitamento enérgico dos mesmos.
Mas como colocar isso em prática? Conhecendo a destinação para cada tipo de resíduo! No caso da indústria alimentícia, por exemplo, uma opção de destino seguro e responsável dos resíduos orgânicos é a compostagem.
O processo trata toda a matéria orgânica do resíduo e a transforma em fertilizantes capazes de contribuir com as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Assim, além de eliminar a ideia de descarte em aterros, garante-se uma opção sustentável e responsável para o meio ambiente e a agricultura em geral.
Lembre-se que garantir o destino correto para os descartes industriais faz toda a diferença para o meio ambiente e, após a leitura deste artigo, é possível entender que o aterro industrial, por vezes, não é a melhor opção.
Especificamente falando da compostagem, a solução, além de eliminar a necessidade da criação destes aterros, é uma maneira totalmente eficiente para a destinação dos resíduos, permitindo que a sustentabilidade e responsabilidade ambiental sejam o maior pilar da indústria.
Portanto, é pensando nisso, que a Terra de Cultivo Soluções Ambientais procura ser parceira das indústrias do ramo alimentício. Conosco ao seu lado, os resíduos orgânicos receberão o tratamento adequado para retornar ao meio ambiente sem causar nenhum impacto negativo. Entre em contato e saiba como se tornar um parceiro!