A emissão de gases, o aquecimento global e o aumento do desmatamento são alguns dos pontos centrais que norteiam a preocupação ambiental. Por outro lado, o chorume é um problema tão preocupante quanto estes e que acaba não recebendo a devida atenção, mas você sabe o que é chorume?
A produção de chorume é um dos maiores problemas ambientais quando falamos em descarte de resíduos em locais inadequados. O chorume possui um forte potencial poluidor e, mesmo assim, muitas organizações, indústrias e agricultores não dão importância ao descarte correto de resíduos, o que aumenta ainda os riscos de impactos ambientais.
Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. A composição físico-química do chorume pode variar de acordo com as condições ambientais, forma de operação no local de descarte e características dos próprios resíduos.
O chorume é resultado do acúmulo de matéria orgânica, água e a presença de bactérias decompositoras. Além de compostos orgânicos, o chorume também contém substâncias que não são biodegradáveis e que não servem de substratos para microrganismos, como sólidos suspensos e metais pesados.
O processo de formação do chorume ocorre através da decomposição da matéria orgânica em duas etapas. Na primeira etapa, há presença de oxigênio, sendo que a decomposição é feita por bactérias aeróbicas, que consomem o gás, fermentando o resíduo e liberando gás carbônico.
Na segunda etapa, a decomposição é realizada por bactérias anaeróbicas, ou seja, sem a presença de oxigênio. Essas bactérias quebram gordura, amido e proteína, transformando essas substâncias em ácido acético, o que eleva o pH do chorume.
Ao entender melhor o que é chorume, é possível imaginar os perigos que ele pode causar no meio ambiente. Como agente de grande potencial poluente, uma vez que apresenta baixa baixa biodegradabilidade e possui metais pesados em sua poluição, o chorume representa um grande perigo para a preservação ambiental.
Diretamente, o líquido contamina o solo no local em que é formado. Posteriormente, ele acaba penetrando no solo e contaminando os lençóis freáticos. A presença do chorume em águas subterrâneas provoca consequências extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública.
Com a movimentação dos lençóis freáticos, o chorume pode dispersar-se e ser transportado superficialmente com a ação das chuvas, contaminando águas superficiais que, muitas vezes, são utilizadas para abastecimento da população, irrigação de plantações e outras finalidades.
Por fim, a grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume acaba por atrair insetos, como baratas, moscas, mosquitos, além de roedores. Esses animais podem ser vetores de transmissão de doenças para animais e seres humanos.
Agora que você sabe o que é chorume e quais são seus impactos ambientais, é preciso pensar em alternativas de tratamento. O chorume pode ser tratado de maneira química ou biológica, mas como ele é proveniente de resíduos orgânicos, a melhor alternativa é buscar métodos de descarte adequado.
A compostagem é uma alternativa simples e viável para o tratamento de resíduos que poderiam originar o chorume. O método consiste na decomposição de resíduos da Classe II-A, transformando-os em produtos estabilizados pronto para retornar ao meio ambiente, como os fertilizantes orgânicos ou organominerais.
Além de evitar a produção de chorume, se todo o resíduo orgânico que é gerado no Brasil fosse tratado com compostagem seria possível evitar emissões de gás metano, reduzir a necessidade de aterros e evitar a poluição de solos, lençóis freáticos e da atmosfera.
Com tecnologia em equipamentos e profissionais competentes, a Cultivar possui expertise para a realização da compostagem há mais de 10 anos. Levamos até o cliente a vantagem do risco zero, no qual o resíduo será coletado por um profissional treinado, em um veículo próprio para este tipo de transporte.
Quer tornar sua atividade econômica mais sustentável? Entre em contato conosco e seja uma empresa parceira.