O setor industrial, o agronegócio e as empresas do ramo alimentício geram, diariamente, uma grande quantidade de resíduos orgânicos que poderiam ser reaproveitados e reutilizados para outros fins. Porém, muitos resíduos ainda são descartados de forma incorreta, ocasionando danos ambientais e criando a necessidade da extração e utilização de novos recursos naturais.
Como a responsabilidade ambiental é uma pauta cada vez mais cobrada nos mais diversos setores industriais e empresariais, contribuir com a sustentabilidade através da reutilização de resíduos orgânicos é uma maneira de se adequar a essa nova realidade e fazer com que seu negócio seja cada vez mais sustentável.
O tratamento de resíduos orgânicos pode reduzir rápida e substancialmente a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente e o custo de descarte. Se tratado de forma completa e apropriada, os resíduos orgânicos podem se tornar um recurso valioso como composto, energia, fertilizante, etc.
Por outro lado, ainda há um longo caminho a ser percorrido para despertar essa consciência nas organizações e no agronegócio. É preciso ter em mente que o descarte incorreto de resíduos orgânicos pode impactar negativamente na atividade econômica do negócio, ao gerar multas e processos, além de comprometer a reputação no mercado, ao criar uma imagem negativa sob o ponto de vista ambiental.
Isso porque o descarte incorreto pode gerar uma série de danos humanos e ambientais graves, tais como:
• Decomposição inadequada e geração de odores;
• Risco de poluição, especialmente para a água
• Degradação natural;
• Produção descontrolada de gás em aterros;
• Contaminação de alimentos;
• Proliferação de pragas;
• Dentre outros.
Por mais que você acredite que os resíduos orgânicos gerados por sua atividade econômica – seja industrial, empresarial ou agrícola – não tenham nenhuma utilidade, eles podem ser reaproveitados em diversas atividades. Confira as principais:
Produção de ração animal
As Nações Unidas estimam que, se os fazendeiros e proprietários de gado alimentassem seus animais com o desperdício de alimentos legalmente permitido, grãos suficientes seriam liberados para alimentar mais três bilhões de pessoas em todo o mundo. Na verdade, aproveitar resíduos orgânicos para alimentar animais é colocado no terceiro nível da Hierarquia de Recuperação de Alimentos da EPA , tornando-se uma estratégia segura e eficaz para reciclar resíduos alimentares.
Várias empresas de reciclagem estão surgindo com formas rápidas e inovadoras de reciclar resíduos de frutas, vegetais e culturas agrícolas para produzir ração animal nutritiva. Se o seu resíduo for qualificado para esse fim, a parceria com essas empresas desviará o desperdício de alimentos dos aterros, reduzirá sua pegada de carbono e ajudará você a permanecer no caminho para o desperdício zero.
Mais de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo é descartado ou desperdiçado. Este desperdício de alimentos possui um enorme potencial inexplorado para geração de energia, comumente referido como sistemas de conversão de resíduos em energia.
O biogás é um grande exemplo desse possível reaproveitamento. Trata-se de uma fonte renovável e sustentável de energia desenvolvida a partir de matéria orgânica, como resíduos de vegetais e frutas, sucata de madeira e entulho florestal. Nesse processo, os resíduos são incinerados para produzir um líquido bruto que pode ser convertido em biocombustível. O resíduo é então tratado para produzir metano, que pode ser usado como fonte de eletricidade e calor.
A criação adequada de minhocas em minhocários é outra forma de reaproveitar os resíduos orgânicos. Em comparação com as outras alternativas acima, trata-se de uma opção mais viável economicamente, mas geralmente possui menor capacidade de absorver os resíduos e, por isso, empresas e atividades econômicas que não produzem grande quantidade de resíduos são as mais indicadas para contribuir com essa técnica.
O reaproveitamento dos resíduos se dá por meio da alimentação das minhocas, uma vez que elas se alimentam de sobras e restos orgânicos. A partir da técnica de vermicompostagem, é possível produzir adubos – como resultado do minhocário – ou ainda optar pela criação de minhocas para revenda.
A reciclagem de resíduos orgânicos agrícolas e industriais por meio do processo de compostagem permite a produção de fertilizantes que promovem a recuperação benéfica de nutrientes essenciais das plantas para, aumentando a quantidade de matéria orgânica e melhorando as propriedades físico-químicas do solo. Como fontes de nutrientes, esses insumos fornecem substitutos eficazes de fertilizantes tradicionais e sua utilização na agricultura contribui para o desenvolvimento de uma economia circular de nutrientes.
Além disso, é possível ir além dos fertilizantes orgânicos. Os resíduos também podem ser utilizados na produção de fertilizantes organominerais, um insumo que possui composto orgânico com uma fração mineral capaz de disponibilizar de forma gradativa os nutrientes para as plantas, oferecendo mais eficiência, equilíbrio e qualidade à produção agrícola. Tudo isso resulta em lavouras com maior qualidade, produtividade e lucratividade.
E você, está pronto para dar o destino correto aos resíduos orgânicos produzidos na sua empresa, indústria ou fazenda? Entre em contato conosco e saiba como você pode se tornar uma empresa mais sustentável!