A indústria é um dos setores que mais utiliza recursos hídricos em suas atividades. Consequentemente, o descarte de água poluída também é considerado grande, e casos de poluição em rios e mananciais não são raros no Brasil. Para evitar o problema, o tratamento de efluentes se mostra como uma atividade essencial que deve ser seguida pela indústria dos mais diversos portes e segmentos.
Além de cumprir obrigações legais e seguir as leis ambientais vigentes no país, empresas que realizam o tratamento de seus efluentes contribuem para que a água residual retorne ao meio ambiente de maneira adequada. Continue a leitura e conheça as melhores práticas para tratamento de efluentes!
Os efluentes industriais são altamente poluentes e, justamente pelo seu alto poder de poluição, necessitam de tratamento antes de retornar ao meio ambiente. O tratamento de efluentes tem o objetivo de produzir água limpa ou reutilizável, além de resíduos sólidos – também chamados de lodo industrial – para uso como matéria-prima em outros processos.
Para isso, é realizado uma série de processos físicos, químicos e biológicos que visam eliminar as substâncias contaminantes presentes nos efluentes. O tratamento é direcionado de acordo com a carga orgânica, presença de contaminantes, carga tóxica dos materiais, presença de sólidos e componentes químicos na composição.
O ideal é que o melhor tratamento seja indicado após a coleta e a avaliação de amostras para análise, que deve ser feita por especialistas da área. Após a avaliação, o tratamento poderá ser físico, químico ou biológico.
O tratamento físico consiste na remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes. Para isso, podem ser utilizados processos como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.
O tratamento físico ainda pode ser realizado com o objetivo de remover a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal, reduzindo ou eliminando a presença de microrganismos por meio de processos de filtração.
Esse tratamento utiliza técnicas que irão alterar a composição molecular do efluente por meio de reações químicas capazes de separar o composto contaminante da água, além de condicionar a mistura de efluentes que será tratada nos processos subsequentes.
De maneira geral, são usados produtos com propriedades de coagulação, floculação, normalização do PH e desinfecção em geral do efluente. Já os principais processos químicos empregados no tratamento de efluentes incluem clarificação, eletrocoagulação, precipitação, cloração, oxidação, redução e troca iônica.
O tratamento biológico dos efluentes tem o objetivo de eliminar a matéria orgânica poluente por meio do processo respiratório de determinadas bactérias e outros microrganismos. Basicamente, o tratamento biológico reproduz a ação que ocorreria naturalmente no meio ambiente, mas em um menor período de tempo.
O processo biológico geralmente transforma a matéria indesejada em material flutuante, sedimentado ou em gases. Os principais métodos utilizados são: processos aeróbios, como lodos ativados em geral; processos facultativos, como o uso de biofilmes; e processos anaeróbios, como em biodigestores, em que a decomposição da matéria orgânica ocorre sem a presença de oxigênio.
Os lodos podem ser compostos originados do tratamento de efluentes e quando são descartados diretamente na natureza causam impactos ambientais significativos. Por isso, o lodo resultante também precisa passar por um tratamento adequado.
Esse lodo é considerado rico em nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio e vários micronutrientes, mas oferece risco à saúde humana se não for desinfetado corretamente. Uma alternativa eficiente no tratamento de lodo é a compostagem, técnica que trata resíduos sólidos para a produção de fertilizantes orgânicos prontos para retornar ao meio ambiente e atuar a favor da agricultura sustentável.
Ao destinar esse resíduo para empresas de compostagem, você estará contribuindo para a qualidade do meio ambiente e elevando os indicadores de sustentabilidade da sua indústria.
A Cultivar Soluções Ambientais é uma empresa especializada em compostagem certificada com o selo ISO 14.001/2015 e IBD. Possuímos equipamentos modernos, corpo técnico especializado e seguimos as legislações específicas para cada setor de atuação.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e garanta a destinação adequada dos resíduos da sua indústria.