Segundo um levantamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, nosso país chegou a gerar cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos em 2020. Diante desse dado alarmante, o tratamento de resíduos é uma prática que deve ser adotada visando, sobretudo, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
A adoção de práticas sustentáveis, como o tratamento adequado de resíduos, é uma tendência – e uma necessidade – crescente em todos os setores. Adequar seu negócio a essa realidade, além de contribuir com o meio ambiente, pode aumentar sua competitividade e atender às demandas de consumidores cada vez mais conscientes.
Mas, você sabe quais são as melhores alternativas para o tratamento de resíduos? Continue a leitura e saiba mais!
O tratamento de resíduos é um grande aliado para promover a preservação ambiental e contribuir com a qualidade de vida de todos nós. Conheça os principais benefícios!
Quando os resíduos são gerenciados da maneira correta, eles não apenas eliminam os resíduos subsequentes, mas também reduzem o impacto e a intensidade dos gases nocivos do efeito estufa, como dióxido de carbono, monóxido de carbono e metano.
Os aterros sanitários, por mais que pareçam uma opção viável para o descarte de resíduos, também contribui com impactos prejudiciais ao meio ambiente. Com o tratamento de resíduos, é possível reduzir a necessidade de aterros sanitários, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os fatores que afetam negativamente o meio ambiente.
Ao dar um novo destino a diversos resíduos, os mesmos passam a ser reaproveitados ou reciclados e dão origem a novos produtos. Assim, ocorre uma redução da extração de recursos naturais que seriam necessários para a fabricação desses produtos ou derivados.
Ao gerenciar os resíduos, você também está fazendo a diferença para a sociedade e o mundo em geral. Embora nenhum de nós possa se livrar completamente do lixo, sempre podemos adotar práticas ecológicas de redução e reutilização de resíduos. Dessa forma, você cria um exemplo para as pessoas ao seu redor.
O tratamento de resíduos permite que estes processados em materiais reutilizáveis, maximizando assim a economia de recursos primários e energia, além de reduzir os impactos ambientais. O tratamento pode ser feito de diversas maneiras ambientalmente responsáveis. Conheça algumas alternativas eficazes e sustentáveis!
A produção de biogás pode ser desenvolvida a partir de resíduos orgânicos, como vegetais, frutas, madeira, entre outros. A matéria orgânica possui um enorme potencial inexplorado para geração de energia. O biogás é um grande exemplo desse possível reaproveitamento.
Para sua produção, os resíduos são incinerados e se transformam em um líquido bruto que pode ser convertido em biocombustível. Em seguida, o resíduo pode ser tratado para produzir metano, um gás que pode ser usado como fonte de eletricidade e calor.
A gaseificação e a pirólise são dois métodos semelhantes, ambos decompõem os resíduos orgânicos expondo os resíduos a baixas quantidades de oxigênio e temperaturas muito altas. A pirólise não usa absolutamente nenhum oxigênio, enquanto a gaseificação permite uma quantidade muito baixa de oxigênio no processo.
Em ambos os casos, o resultado final é a produção de gases combustíveis. A gaseificação é mais vantajosa, pois permite que o processo de queima recupere energia sem causar poluição do ar.
A reciclagem é o processo de conversão de resíduos em novos produtos para evitar o uso de energia e o consumo de novas matérias-primas. A reciclagem é o terceiro componente da hierarquia de resíduos Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
A ideia por trás da reciclagem é reduzir o uso de energia, o volume de aterros sanitários, a poluição do ar e da água, as emissões de gases de efeito estufa e preservar os recursos naturais para uso futuro.
A vermicompostagem é o processo de utilização de minhocas para a degradação da resíduos orgânicos em adubo rico em nutrientes. Os vermes consomem e digerem a matéria orgânica e os subprodutos da digestão que são excretados pelos vermes tornam o solo rico em nutrientes, aumentando assim o desenvolvimento benéficos.
Apesar de ser eficiente, a vermicompostagem possui menor capacidade de absorver os resíduos e, por isso, empresas e atividades econômicas que não produzem grande quantidade de resíduos são as mais indicadas para contribuir com essa técnica.
A compostagem é uma das técnicas mais eficazes e ambientalmente responsáveis para o tratamento de resíduos orgânicos. Durante o processo, a temperatura e o teor de umidade dos resíduos compostados são monitorados continuamente para garantir a qualidade do resultado final.
A compostagem não só reduz os resíduos orgânicos, que são fonte de lixiviados e metano e prejudiciais ao meio ambiente, como também fornece fertilizantes orgânicos e organominerais, que oferecem uma série de benefícios para a produtividade e rentabilidade agrícola.
Dessa forma, a compostagem permite que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil, por meio de produtos estabilizados que não causam nenhum tipo de risco ambiental. A compostagem, ainda, é uma forma de contribuir com a economia circular, já que os resíduos orgânicos são 100% aproveitados.
Está em busca de uma atuação mais responsável ambientalmente? Entre em contato conosco e saiba como a compostagem pode tornar seu negócio mais sustentável!